Resumo |
Esta pesquisa teve como objeto de estudo a dança na cultura digital, processos criativos de dança e performances, mediados por ferramentas virtuais, efetivados de forma remota, nos quais o corpo/sujeito e seu potencial de agir/mover-se operou outra forma de presença, a virtual. Pretendeu-se com a pesquisa aprofundar conhecimentos sobre ferramentas virtuais e plataformas digitais aplicáveis a processos de composição em dança/performance de forma remota, bem como fomentar reflexões críticas sobre os efeitos da pandemia/isolamento social obrigatório, nos processos de criação, divulgação e oferta de produções artísticas de forma remota, levando-se em consideração o evidente aumento de produção de trabalhos do gênero durante e após o advento da COVID 19. Com a democratização dos resultados alcançados, pretende-se oportunizar a artistas, estudantes e pesquisadores ampliar conhecimentos sobre ferramentas e plataformas virtuais disponíveis e, em especial, sobre aquelas compatíveis com a realidade econômica de parte dos estudantes, os de baixa renda, portanto, aquelas compatíveis com as ferramentas digitais (smartphones, tablets, laptops e etc) utilizadas pelos mesmos para e em suas pesquisas e acesso a internet. Tratou-se de uma pesquisa teórico-prática, qualitativa, de perfil fenomenológico, orientada por um olhar interpretativo, na qual foram propostos exercícios de criação e composição a partir do diálogo interno, entre o universo da Mitologia dos Orixás e as percepções dos participantes sobre seus processos de construção de linguagens artístico-corporais, neste caso, exclusivamente, através do universo e ferramentas virtuais. As estratégias metodológicas utilizadas foram: revisões de literatura; consultas a acervos especializados em dança e sites de videodança; laboratórios de criação; diário de bordo; registros em vídeo das atividades aplicadas; debates com coreógrafos e intérpretes sobre o tema e práticas e, a análise interpretativa por triangulação dos dados coletados. Tais procedimentos permitiram a realização de um levantamento de ferramentas virtuais e plataformas digitais disponíveis e utilizadas em processos de criação em dança por parte de coreógrafos brasileiros e aplicação de algumas delas em um processo de composição de forma remota. Como resultado obteve-se: o levantamento e análise das ferramentas virtuais e plataformas digitais disponíveis para procedimentos desse gênero; a construção de reflexões críticas sobre a aplicação de tais instrumentos a partir da criação da videodança “Ebori” e a produção de um artigo sobre a temática, em fase de finalização para publicação futura. O videodança “Ebori”, fundamentado nas percepções, imaginário e corporeidades dos intérpretes, inspirado na Mitologia dos Orixás, tem previsão de publicação em plataformas digitais a partir da finalização do período vigente desta pesquisa. CEP: Número do Parecer: 4.366.108. |