"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15301

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Deborah Moreira Lordelo
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Verônica Aparecida da Silva
Título Curso de aperfeiçoamento em docência na educação infantil: a sensibilidade como elemento fundamental no trabalho com profissionais do município de Viçosa/MG
Resumo Este resumo aborda o aspecto lúdico e sensível presente na metodologia das aulas do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil – Práticas, Propostas Pedagógicas e Identidade Docente, firmado a partir do convênio entre o Curso de Educação Infantil/UFV, o grupo de pesquisa Contextos da Infância, Adolescência e Juventude e suas Inter-relações na Família e na Sociedade/UFV, a Prefeitura de Viçosa e o grupo de pesquisa Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano/UFJF. Justifica-se a importância deste projeto através do trabalho sensível de formação continuada que vem sendo desenvolvido com 49 professora(e)s, auxiliares e supervisoras atuantes na Educação Infantil do município de Viçosa, em aulas semanais desde outubro de 2019, no qual sou estagiária. Este curso abrange diversificadas temáticas relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, indo ao encontro das experiências diárias vivenciadas pelas profissionais, promovendo reflexões a respeito do trabalho docente norteado pela ludicidade e a sensibilidade. Através da escuta e da observação das necessidades pontuadas pelas cursistas, esta formação tem proporcionado ações para construção da consciência sobre a importância do professor reflexivo no desenvolvimento infantil. A partir de análise documental e da observação participante, em aulas presenciais e remotas deste curso, concebeu-se que a metodologia adotada pelas ministrantes promoveu a sensibilização dos profissionais por meio de dinâmicas grupais que estimularam o diálogo e discussões acerca de suas práticas no contexto escolar, partindo de saberes e conhecimentos prévios. Uns dos grandes diferenciais do curso são as dinâmicas utilizadas: debates teórico-práticos, produção de materiais, construção de diário de campo para registro de sentimentos, pensamentos e questionamentos ao longo do curso e círculos de cultura. Estas ações metodológicas, conduzidas de maneira planejada, convidam à discussão coletiva, à reflexão e a um novo fazer docente. Tendo como base a participação das cursistas nos encontros, foi notório que a metodologia lúdica e sensível adotada nas aulas provocou as cursistas a pensar as suas práticas de forma diferenciada e, também, a se posicionarem. Percebe-se que os espaços de diálogos e de escuta das realidades e vivências de cada cursista, junto à construção da escrita nos “diários de campo” e a confecção de materiais coletivos, possibilitaram a ressignificação de questões teóricas que se relacionam à prática docente. Tais metodologias conduziram ao que foi percebido pelas cursistas como um sentimento de pertencimento e liberdade para se expressarem e reconhecerem umas às outras como pares, o que ilumina a necessidade de espaços de formação docente que considerem a dimensão pessoal do professor como saber necessário para reflexão sobre sua prática.
Palavras-chave Formação Continuada, Sensibilidade, Ludicidade.
Forma de apresentação..... Vídeo
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