Resumo |
A realidade diagnosticada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa juntamente com as Instituições de Longa Permanência para Idosos do Estado de Minas Gerais evidencia a fragilidade dessas organizações em infraestrutura, em financiamento e de gestões financeiras ineficientes. O Projeto Gerar, reconhecendo o papel fundamental dessas organizações para a concretização de direitos da população idosa, tem como objetivo apoiar e capacitar os gestores/responsáveis/funcionários das ILPIs para realizarem uma gestão financeira sustentável nessas instituições; contribuindo para o desenvolvimento social e ampliação da qualidade da prestação de serviços. Para cumprir com o objetivo proposto, o projeto acompanha, capacita e desenvolve materiais de apoio que envolvem as temáticas de gestão financeira, que vão desde a compreensão da situação financeira atual, a preparação dos planos de trabalho e de aplicação de recursos até a prestação de contas, visando a melhor utilização dos recursos e a transparência. A metodologia utilizada para o desenvolvimento das atividades é composta em cinco etapas: criação e formalização da estrutura de apoio técnico de gestão (a realização de uma pequena capacitação com a equipe envolvida para estabelecer o conhecimento padrão das ferramentas de gestão de recursos das ILPI’s e também apresentar o panorama das instituições em Minas Gerais), estruturação da equipe e atualização do banco de dados (divisão de áreas dentro da equipe e atualização dos respectivos bancos de dados), a disponibilização dos serviços para as ILPIs (estabelecimento da forma de comunicação com as ILPI’s, preferencialmente de natureza virtual para conscientizá-las do serviço disponibilizado e quanto a forma de acessá-lo, identificando em qual dos grupos se localiza o maior número de instituições com problema e, por conseguinte, estabelecer um plano de ação orientado), capacitação dos gestores/responsáveis/funcionários das ILPIs (realizadas virtualmente, uma vez por mês, com apresentação do conteúdo, orientações práticas e escuta dos participantes), orientações e apoio técnico as entidades solicitantes (apoio técnico tendo como referência os documentos a serem disponibilizados pela rede de apoio à pessoa idosa do estado de Minas Gerais) e, avaliação (das atividades realizadas, com aplicação de questionários de satisfação e com revisões dos materiais disponibilizados). Como resultados, em um ano de realização do projeto vinte e sete instituições de longa Permanência para Idosos (ILPIs) foram atendidas pelo projeto. Tendo sido realizadas capacitações, orientações e apoio técnico relacionados a todos os temas do projeto, apoio para a elaboração de sete planos de trabalho para instituições que foram beneficiadas com recursos destinados a elas por emendas parlamentares, transferência de conhecimento, formação dos discentes envolvidos no projeto na temática, elaboração de seis documentos modelo e elaboração de seis cartilhas. |