"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15295

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mariana Lima Pereira
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Outros membros APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA, Layssa Aparecida Abrantes, Maria Luiza Gomes Campos Dutra, Ricardo Souza Goncalves
Título Residência pedagógica: um olhar sobre novas metodologias de ensino que favoreçam interações no ensino médio
Resumo O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Cap-COLUNI/UFV) é uma escola pública federal de ensino médio e atua, desde 2020, como escola-campo, recebendo estudantes de Licenciatura de Química da UFV que participam do programa Residência Pedagógica. Esse programa, desenvolvido pela Capes, faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e promove o aperfeiçoamento da prática docente nas Licenciaturas. O presente trabalho relata as experiências de quatro residentes de Química participando do processo de ensino remoto na disciplina de Química da 1ª série do Cap-COLUNI/UFV, durante o ano letivo de 2021. Diante da Pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi autorizado e, com o mesmo, vieram diversos desafios, entre eles o de incentivar as interações entre os estudantes, entre os estudantes e o professor, entre os estudantes e o conteúdo, o ambiente virtual e a família e apresentar os estudantes às multirrepresentações e multimodos, para que sejam capazes de entender, modificar e integrar esses modos como parte da aprendizagem da natureza do conhecimento científico e sua representação. A partir de reuniões entre os residentes e o professor orientador, responsável pela regência da série, foram estabelecidas as linhas de ação: criação de fórum e painel virtual para recepção aos estudantes, organização do ambiente virtual para facilidade de acesso pelos usuários, criação de material didático (apresentações, vídeos, listas de exercícios, tutoriais) específicos para o ensino remoto, inserção de questionários online durante as aulas síncronas para iniciar a discussão de temas, proposta de trabalhos utilizando recursos de compartilhamento de arquivos entre os estudantes, estímulo ao uso do chat durante as aulas e uso de múltiplos modos (concreto, verbal, simbólico, visual, gestual). Os residentes participaram ativamente da implementação das ações e puderam vivenciá-las nos momentos em que exerceram a regência das turmas. É possível perceber que os estudantes da primeira série têm participado das aulas e exercido um papel de protagonismo no contato com a disciplina. No que se refere aos residentes, alguns tiveram o primeiro contato com a regência através das ações da residência pedagógica e foi um grande aprendizado. A possibilidade de trabalhar com novas metodologias e o desafio de utilizá-las de uma maneira organizada e coerente dentro de uma proposta de ação durante o ano letivo têm contribuído para a formação profissional desses residentes. Além disso, ressalta-se a contribuição dos residentes pedagógicos na elaboração e condução das ações desenvolvidas ao longo do ano letivo dentro da escola.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Interações, Multimodos
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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