Resumo |
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Cap-COLUNI/UFV) é uma escola pública federal de ensino médio e atua, desde 2020, como escola-campo, recebendo estudantes de Licenciatura de Química da UFV que participam do programa Residência Pedagógica. Esse programa, desenvolvido pela Capes, faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e promove o aperfeiçoamento da prática docente nas Licenciaturas. O presente trabalho relata as experiências de quatro residentes de Química participando do processo de ensino remoto na disciplina de Química da 1ª série do Cap-COLUNI/UFV, durante o ano letivo de 2021. Diante da Pandemia de Covid-19, o ensino remoto foi autorizado e, com o mesmo, vieram diversos desafios, entre eles o de incentivar as interações entre os estudantes, entre os estudantes e o professor, entre os estudantes e o conteúdo, o ambiente virtual e a família e apresentar os estudantes às multirrepresentações e multimodos, para que sejam capazes de entender, modificar e integrar esses modos como parte da aprendizagem da natureza do conhecimento científico e sua representação. A partir de reuniões entre os residentes e o professor orientador, responsável pela regência da série, foram estabelecidas as linhas de ação: criação de fórum e painel virtual para recepção aos estudantes, organização do ambiente virtual para facilidade de acesso pelos usuários, criação de material didático (apresentações, vídeos, listas de exercícios, tutoriais) específicos para o ensino remoto, inserção de questionários online durante as aulas síncronas para iniciar a discussão de temas, proposta de trabalhos utilizando recursos de compartilhamento de arquivos entre os estudantes, estímulo ao uso do chat durante as aulas e uso de múltiplos modos (concreto, verbal, simbólico, visual, gestual). Os residentes participaram ativamente da implementação das ações e puderam vivenciá-las nos momentos em que exerceram a regência das turmas. É possível perceber que os estudantes da primeira série têm participado das aulas e exercido um papel de protagonismo no contato com a disciplina. No que se refere aos residentes, alguns tiveram o primeiro contato com a regência através das ações da residência pedagógica e foi um grande aprendizado. A possibilidade de trabalhar com novas metodologias e o desafio de utilizá-las de uma maneira organizada e coerente dentro de uma proposta de ação durante o ano letivo têm contribuído para a formação profissional desses residentes. Além disso, ressalta-se a contribuição dos residentes pedagógicos na elaboração e condução das ações desenvolvidas ao longo do ano letivo dentro da escola. |