"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15289

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agronomia
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Natália Barbosa Rodrigues
Orientador ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA
Outros membros Guélmer Júnior Almeida de Faria
Título A moto no meio rural: os efeitos do deslocamento pendular na vida das famílias que vivem e/ou trabalham no campo e na cidade
Resumo A vida dos produtores rurais e de suas famílias vem mudando de forma acentuada, como se pode observar ao analisar os censos agropecuários de 2006 e 2017. Seja em nível de Brasil, de Minas Gerais ou da Zona da Mata Mineira evidenciou-se o crescimento da moradia citadina dos produtores rurais, sobretudo, na Zona da Mata. Entretanto, se a população rural vem diminuindo, as propriedades rurais da Zona da Mata Mineira vêm se mantendo e a população urbana dos seus municípios, também. Daí a emergência da pendularidade rotineira entre cidade e campo, com o uso da moto. Dentre os meios de transporte utilizados neste tipo de deslocamento, esse desponta como aquele mais associado à pendularidade. Em relação à microrregião de Viçosa/MG, existiam em 2020, cerca de 49.749 mil motocicletas e motonetas, o que correspondia em média a uma moto para cada cinco habitantes, proporção maior do que a de Minas Gerais e a do Brasil. Esta pesquisa buscou, assim, compreender a importância da moto para as famílias de produtores e trabalhadores rurais da microrregião de Viçosa, uma região marcada pela predominância de pequenos municípios, com menos de 20.000 habitantes e economia de base agrícola. Objetivou-se, de forma específica, identificar as características econômicas dos municípios nos quais o fenômeno do deslocamento pendular se apresentava mais acentuado, assim como analisar as características das famílias rurais nas quais a pendularidade se mostrava mais presente. A pesquisa foi realizada com dados primários, através da aplicação de 605 questionários direcionados à produtores e trabalhadores rurais que possuíam moto na família, como, também, através do levantamento de dados secundários do Censo agropecuário. Para a aplicação dos questionários buscou-se a parceria do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Através dos seus mobilizadores foi possível contactar, através do WhatsApp, produtores e trabalhadores rurais de 11 das 12 mesorregiões do Estado de Minas Gerais. O processamento dos dados qualitativos foi feito com o auxílio do software Iramuteq, que realizou a análise léxica das respostas abertas. Já os dados quantitativos foram analisados através do software SPSS, pelo qual se realizou uma análise descritiva dos dados. Os resultados mostraram que a moto foi caracterizada como uma possibilidade da manutenção da vida na roça. Com o uso da moto os jovens seguem a rotina familiar no campo, mas têm a possibilidade de ir à cidade para fins de acesso à cursos, escola e trabalho. O uso da moto para o deslocamento pendular entre a cidade e o campo mostrou favorecer a gestão da propriedade rural e as atividades produtivas desenvolvidas na propriedade rural, em função de facilitar o deslocamento para a compra de insumos e a comercialização de muitos produtos. Talvez, por esta facilidade de deslocamento trazida pela moto, a manutenção da propriedade rural, mesmo mediante a moradia da família na cidade, tenha se mantido viável, sobretudo, para os pequenos produtores.
Palavras-chave Deslocamento pendular campo-cidade, Mobilidade, Trabalhadores rurais.
Forma de apresentação..... Vídeo
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