"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15277

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luísa Cavaliére Talma Reis
Orientador APARECIDA DE ARAUJO OLIVEIRA
Título Data-driven Learning aplicado ao ensino e aprendizagem de Línguas Estrangeiras
Resumo Visando fomentar a área de ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira, esta pesquisa, que se encontra em andamento, configura-se em uma revisão bibliográfica sobre a abordagem Data-driven Learning (DDL). Evidencia-se uma baixa produção de pesquisas relativas a essa temática no contexto brasileiro. Em meio a essa lacuna, objetiva-se explorar a maneira como a abordagem é aplicada no ensino e aprendizagem de diferentes categorias no campo de Línguas Estrangeiras, sendo este um estudo orientado por duas perguntas de investigação: 1) Como o DDL vem sendo apresentado nas pesquisas de ensino e aprendizagem de LE?; 2) Quais são os resultados que a utilização dessa abordagem apresenta para o ensino e aprendizagem de LE? A metodologia é composta por uma varredura teórica em artigos e estudos que tragam o DDL como enfoque principal. Pelo fato de esta pesquisa estar em andamento, apresenta-se, como considerações parciais, resultado do mapeamento teórico previamente realizado, que, dentro do paradigma de abordagens indutivas, o Data-driven Learning se mostra satisfatório para o ensino e aprendizagem de LE. Diferencia-se por trazer uma nova conscientização gramatical, ganhando lugar de destaque por incentivar os aprendizes de LE a confiar na sua capacidade de explorar o idioma e obter resultados de padronização semânticos e léxico-gramaticais de forma autônoma. O professor que preza por utilizá-la deve se pautar nos preceitos teórico-metodológicos da Linguística de Corpus, fornecer dados autênticos (retirados de um contexto real da língua alvo) como parte da sequência didática e assumir o papel de mediador desse processo de descoberta. Constata-se que a aplicação do DDL também traz à tona alguns problemas que não devem ser ignorados, como: a dificuldade por parte dos professores em manusear os programas que geram a lista de concordâncias do corpus e depender da motivação e pro-atividade dos aprendizes. Espera-se que, com os resultados a serem obtidos, este estudo seja capaz de proporcionar um melhor entendimento acerca das vantagens e limitações relacionados à abordagem específica.
Palavras-chave Data-driven Learning, Ensino, Línguas Estrangeiras
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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