| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Educação |
| Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal |
| Bolsa | FUNARBIC/FUNARBE |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | FUNARBE |
| Primeiro autor | Caio Augusto Moreira Campos |
| Orientador | HELDER CANTO RESENDE |
| Outros membros | Erian Alírio de Oliveira Alves |
| Título | Biomol-VLab, um jogo educativo para práticas laboratoriais |
| Resumo | Com o agravamento da pandemia da nova COVID-19, muitas instituições tiveram suas atividades presenciais encerradas, dando espaço às tecnologias de ensino a distância para substituí-las. Contudo, algumas disciplinas que precisam do aporte físico não puderam ser ofertadas por motivos de distanciamento, o que prejudicou em muito a educação tendo em vista seu atraso. Desta forma, muitas novas tecnologias para a substituição ou solução deste problema foram levantadas e algumas desenvolvidas, como é o caso do projeto Biomol-VLab. O Biomol-VLab começou inicialmente como um simulador de práticas laboratoriais que promovia a experiência de desenvolvimento de uma prática única de extração de DNA aos usuários. Atualmente, enxergou-se a necessidade de atrelar a tecnologia desenvolvida até então em outras versões do mesmo, ao problema gerado pela pandemia. Desta forma, o BioMol-VLab objetiva o desenvolvimento de diversas simulações de práticas aplicáveis ao roteiro de ensino da disciplina de Biologia Molecular atreladas a uma plataforma que armazenará essas práticas. Com isso, o professor poderá solicitar uma prática sob medida ao sistema, este irá gerar uma com as especificações solicitadas e então ela poderá ser disponibilizada para que os alunos a realizem. Algumas modificações foram feitas para tornar esse processo possível, bem como a introdução de uma análise de erros que apresenta um relatório de desempenho individual ao estudante e um relatório de desempenho da turma ao professor. Para este processo, algumas alterações na arquitetura do sistema tiveram de ser implementadas bem como o estudo e migração de processos na nuvem, como de armazenamento de dados e das práticas geradas. Com a adesão destas tecnologias foram realizados estudos de custo a fim de encontrar as limitações para a produtificação, sendo este um dos pontos críticos de atenção deste projeto. Por fim, o estado do BioMol-VLab conta com uma plataforma em desenvolvimento e um sistema de desenvolvimento de práticas sob demanda utilizando a engine gráfica Unity3D. Ambos estão com previsão para término ao final da bolsa sendo que, para as práticas estão faltando 70% mas com o sistema de geração de práticas concluído. A equipe do BioMol-VLab espera que este produto seja disponibilizado para testes com os alunos da Universidade Federal de Viçosa até o final de agosto. |
| Palavras-chave | Simulador, Biologia, Computação |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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