"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15263

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Caio Augusto Moreira Campos
Orientador HELDER CANTO RESENDE
Outros membros Erian Alírio de Oliveira Alves
Título Biomol-VLab, um jogo educativo para práticas laboratoriais
Resumo Com o agravamento da pandemia da nova COVID-19, muitas instituições tiveram suas atividades presenciais encerradas, dando espaço às tecnologias de ensino a distância para substituí-las. Contudo, algumas disciplinas que precisam do aporte físico não puderam ser ofertadas por motivos de distanciamento, o que prejudicou em muito a educação tendo em vista seu atraso. Desta forma, muitas novas tecnologias para a substituição ou solução deste problema foram levantadas e algumas desenvolvidas, como é o caso do projeto Biomol-VLab.
O Biomol-VLab começou inicialmente como um simulador de práticas laboratoriais que promovia a experiência de desenvolvimento de uma prática única de extração de DNA aos usuários. Atualmente, enxergou-se a necessidade de atrelar a tecnologia desenvolvida até então em outras versões do mesmo, ao problema gerado pela pandemia. Desta forma, o BioMol-VLab objetiva o desenvolvimento de diversas simulações de práticas aplicáveis ao roteiro de ensino da disciplina de Biologia Molecular atreladas a uma plataforma que armazenará essas práticas.
Com isso, o professor poderá solicitar uma prática sob medida ao sistema, este irá gerar uma com as especificações solicitadas e então ela poderá ser disponibilizada para que os alunos a realizem. Algumas modificações foram feitas para tornar esse processo possível, bem como a introdução de uma análise de erros que apresenta um relatório de desempenho individual ao estudante e um relatório de desempenho da turma ao professor.
Para este processo, algumas alterações na arquitetura do sistema tiveram de ser implementadas bem como o estudo e migração de processos na nuvem, como de armazenamento de dados e das práticas geradas. Com a adesão destas tecnologias foram realizados estudos de custo a fim de encontrar as limitações para a produtificação, sendo este um dos pontos críticos de atenção deste projeto.
Por fim, o estado do BioMol-VLab conta com uma plataforma em desenvolvimento e um sistema de desenvolvimento de práticas sob demanda utilizando a engine gráfica Unity3D. Ambos estão com previsão para término ao final da bolsa sendo que, para as práticas estão faltando 70% mas com o sistema de geração de práticas concluído. A equipe do BioMol-VLab espera que este produto seja disponibilizado para testes com os alunos da Universidade Federal de Viçosa até o final de agosto.
Palavras-chave Simulador, Biologia, Computação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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