Resumo |
No último período da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, cursamos a disciplina Estágio Supervisionado em Biologia III (BIO 494), que se baseia na formação inicial de futuros professores sob a supervisão de docentes da Educação Básica que atuam no Ensino Médio. Devido à pandemia da COVID-19, a disciplina foi oferecida de maneira remota no Período Especial Remoto II (PER II). As metodologias e recursos utilizados no presencial foram adaptados, tendo em vista os desafios que esta modalidade de ensino apresenta. A reflexão sobre esta experiência e o resultado das adaptações metodológicas tornaram-se essenciais diante da realidade que vários professores do Ensino Superior e Básico têm enfrentado. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências e reflexões como estudantes que cursaram a BIO 494 durante o PER II. A abordagem da professora na disciplina fomentou a nossa participação ativa, licenciandos em formação, para o planejamento coletivo do conteúdo. Dentre as metodologias participativas adaptadas, o 'Café com papo online' recebeu maior destaque e adesão da nossa parte. Semelhante à uma roda de conversa, nos organizamos em grupos e tivemos autonomia para decidir qual tema abordaríamos e como conduziríamos o encontro. A escolha dos temas foi baseada em conversas prévias com toda a turma, o que possibilitou aprofundar temáticas pouco tratadas ao longo da licenciatura, além de inquietações sobre assuntos no âmbito da educação como: medidas socioeducativas; inclusão de travestis e transexuais na educação; autonomia; e avaliação. Todos os encontros ocorreram via Google Meet, possibilitando a participação de convidados de várias localidades do país em diferentes realidades educacionais. O 'Café com papo on line' possibilitou a troca de experiências que enriqueceram a discussão e interferiram, de forma transformadora, em nossa formação, ressignificando saberes e futuras ações como professores. A utilização das câmeras ligadas não foi um quesito obrigatório, porém, acabou sendo um recurso naturalmente aderido, o que proporcionou um ambiente mais próximo a um encontro presencial e incentivou o estreitamento de laços entre os participantes da turma. O simples ato de olhar e perceber as expressões e gestos humanizou as conversas, tornando-as mais significativas, principalmente em um momento de distanciamento social. Além disso, a substituição do termo ‘roda de conversa’ por 'Café com papo’ trouxe consigo um simbolismo de afeto capaz de incentivar o exercício da autonomia e o acolhimento dos alunos, refletindo no sucesso da metodologia adaptada para o ensino remoto, que também poderá ser utilizada na Educação Básica com as devidas adequações. A adesão às câmeras ligadas foi fundamental para o desenvolvimento da disciplina como um todo e potencializou a metodologia do 'Café com papo online', promovendo o desenvolvimento da criticidade, do protagonismo e da construção da identidade docente. |