"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15260

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Júlia Diniz Silva
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Jade Carvalho Guimarães, Luísa de Paula Bouzada Dias, Mariana Bezerra Castoldi, Victor de Paula Scutari
Título Luz, câmera e ação: a formação de professores no ensino remoto
Resumo No último período da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, cursamos a disciplina Estágio Supervisionado em Biologia III (BIO 494), que se baseia na formação inicial de futuros professores sob a supervisão de docentes da Educação Básica que atuam no Ensino Médio. Devido à pandemia da COVID-19, a disciplina foi oferecida de maneira remota no Período Especial Remoto II (PER II). As metodologias e recursos utilizados no presencial foram adaptados, tendo em vista os desafios que esta modalidade de ensino apresenta. A reflexão sobre esta experiência e o resultado das adaptações metodológicas tornaram-se essenciais diante da realidade que vários professores do Ensino Superior e Básico têm enfrentado. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar nossas experiências e reflexões como estudantes que cursaram a BIO 494 durante o PER II. A abordagem da professora na disciplina fomentou a nossa participação ativa, licenciandos em formação, para o planejamento coletivo do conteúdo. Dentre as metodologias participativas adaptadas, o 'Café com papo online' recebeu maior destaque e adesão da nossa parte. Semelhante à uma roda de conversa, nos organizamos em grupos e tivemos autonomia para decidir qual tema abordaríamos e como conduziríamos o encontro. A escolha dos temas foi baseada em conversas prévias com toda a turma, o que possibilitou aprofundar temáticas pouco tratadas ao longo da licenciatura, além de inquietações sobre assuntos no âmbito da educação como: medidas socioeducativas; inclusão de travestis e transexuais na educação; autonomia; e avaliação. Todos os encontros ocorreram via Google Meet, possibilitando a participação de convidados de várias localidades do país em diferentes realidades educacionais. O 'Café com papo on line' possibilitou a troca de experiências que enriqueceram a discussão e interferiram, de forma transformadora, em nossa formação, ressignificando saberes e futuras ações como professores. A utilização das câmeras ligadas não foi um quesito obrigatório, porém, acabou sendo um recurso naturalmente aderido, o que proporcionou um ambiente mais próximo a um encontro presencial e incentivou o estreitamento de laços entre os participantes da turma. O simples ato de olhar e perceber as expressões e gestos humanizou as conversas, tornando-as mais significativas, principalmente em um momento de distanciamento social. Além disso, a substituição do termo ‘roda de conversa’ por 'Café com papo’ trouxe consigo um simbolismo de afeto capaz de incentivar o exercício da autonomia e o acolhimento dos alunos, refletindo no sucesso da metodologia adaptada para o ensino remoto, que também poderá ser utilizada na Educação Básica com as devidas adequações. A adesão às câmeras ligadas foi fundamental para o desenvolvimento da disciplina como um todo e potencializou a metodologia do 'Café com papo online', promovendo o desenvolvimento da criticidade, do protagonismo e da construção da identidade docente.
Palavras-chave metodologias participativas, identidade docente, protagonismo estudantil
Forma de apresentação..... Vídeo
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