Resumo |
O Programa de Educação Tutorial em Administração (PET-ADM/UFV) tem como um dos objetivos a promoção de discussões de temas éticos, sócio-políticos, científicos e culturais relevantes para o país e/ou para o exercício profissional, visando a construção cidadã, tanto de seus membros, quanto dos demais alunos dos cursos vinculados ao programa. Para atender a esse objetivo, foi criado o projeto de ensino Capacidade Crítica, experiência bem sucedida em contextos anteriores, que recentemente foi reformulado devido às demandas do isolamento social. Para sua realização, a metodologia utilizada em 2021 pode ser descrita na indicação de leituras e/ou audiovisuais que trazem conhecimento sobre temas interessantes e pertinentes aos estudantes, visando estimular discussões e debates em posteriores reuniões do grupo PET. Essas reuniões ocorrem de maneira virtual e síncrona através da plataforma “Google Meet”, com periodicidade quinzenal, entre os petianos. O conteúdo de cada discussão é previamente programado e planejado, sendo indicado o material de estudo com antecedência à reunião. Nesse ano, os audiovisuais levados à debate foram: “AmarElo: É tudo pra ontem”; “As vantagens de ser invisível”; “Extraordinário”; “Até o último homem”; “Oceanos de plástico”; “Radioactive; e “Privacidade Hackeada”. Além desses, também foi realizada a leitura conjunta de um livro, intitulado por “Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos”. Juntamente à discussão do grupo, ocorreu a divulgação do projeto nas redes sociais do PET ADM, através de publicações intituladas como “CINEPET”, “PET INDICA” e “CAPACIDADE CRÍTICA”. Dessa forma, como transbordamento, o projeto também buscou estimular o desenvolvimento reflexivo e crítico, contribuindo para a formação profissional e pessoal dos demais estudantes dos cursos de administração e ciências contábeis da UFV. Em resumo, esse projeto caracterizou-se por constituir um espaço para debates, possibilitando aos participantes a ampliação de visão de mundo por meio de troca de conhecimentos e opiniões. Vale ressaltar que para além do valor social e educativo, esse projeto também possibilitou a socialização dos membros do programa de maneira positiva durante a pandemia, ajudando na manutenção dos vínculos mesmo em um momento de isolamento social. Por fim, concluímos que o projeto contribui muito no alcance dos objetivos do programa, sendo perceptível o desenvolvimento dos participantes, principalmente no que diz respeito à cidadania e comunicação. |