"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15251

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Raquel Andrade Moura Muniz
Orientador THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA
Outros membros Luiz Henrique Ferreira, Luíza Francischetto Ginelli, Luíza Melo Fernandes Moreira, Neemias Furtado de Souza
Título Conversação: desenvolvendo e incentivando o estudo da língua inglesa
Resumo O Programa de Educação Tutorial em Administração (PET - ADM/UFV) tem como finalidade desenvolver competências técnicas, profissionais, humanas e cívicas em seus participantes e nos estudantes dos cursos aos quais se vinculam. Dentre essas competências está o estudo de outro Idioma. Para isso, o programa coordena e acompanha a realização deste estudo. Sendo assim, como o inglês é altamente relevante e essencial na contemporaneidade para o mercado de trabalho, vê-se a necessidade de praticar a língua como forma de aprendizado. O projeto de Ensino “Conversação: desenvolvendo e incentivando o estudo da língua inglesa” foi o modo escolhido, adaptando-se para o meio virtual devido a presente pandemia do Covid-19. O objetivo do projeto foi estimular a aproximação do idioma aos membros do programa, influenciando-os a praticar frequentemente o mesmo. O conteúdo de cada encontro foi previamente programado, parte dos encontros contaram com jogos interativos na internet que possibilitam a utilização da língua inglesa. E outra parte girou em torno de dois encontros: um de debate sobre filmes ou séries com o conteúdo (legenda e áudio) em inglês e, outro a apresentação da cultura de países que têm como idioma oficial a língua inglesa. Nesses encontros os membros do grupo foram expostos a diálogos, textos e expressões no idioma inglês e também foram desafiados a trabalhar em grupo, fato que permitiu um compartilhamento de saberes e experiências culturais. Os encontros se caracterizaram por interação, reflexão e troca de conhecimentos. Os resultados alcançados foram o aprimoramento dos conhecimentos da língua inglesa de cada membro do grupo e aumento do vocabulário, possibilitando conhecer um vasto número de palavras. Tudo isso permitiu uma interação do grupo entre si e com a língua inglesa, o que promoveu um maior interesse da equipe com o estudo desse idioma. Foram realizados encontros semanais síncronos com duração média de 90 (noventa) minutos, por meio da plataforma “Google Meet”. O projeto construiu um espaço de incentivo mútuo da comunidade da PET ADM ao estudo da língua. Foi perceptível o aperfeiçoamento de habilidades demandadas pela sociedade e convergentes com a finalidade do programa e que devem ser aplicadas no decorrer da vida profissional dotados de liderança, cidadania, autonomia e boa comunicação. Por fim, foi possível promover a socialização e o aprendizado dos membros do grupo mesmo durante um período marcado pelo isolamento social.
Palavras-chave Inglês, PET, Ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,70 segundos.