Resumo |
No contexto da pandemia da COVID-19, sucederam-se grandes mudanças no cenário educacional. Devido às circunstâncias ocasionadas pelas restrições sanitárias, tornou-se necessária a implementação da modalidade remota emergencial para o ensino, situação esta que estabeleceu significativas mudanças no cotidiano escolar. Como participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2020-UFV/Viçosa), com início em outubro de 2020, vivenciamos a experiência do ensino remoto em uma Escola da Rede Estadual de Minas Gerais, com turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Este relato de experiência tem como objetivo apontar as principais mudanças experienciadas no sistema educacional, assim como refletir as vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais no contexto escolar. Ressaltamos o papel do ensino na vida social, sua ligação com a democracia e a igualdade de oportunidades, assim como a importância da educação na transformação da realidade. Trabalhamos com alunos tanto da zona urbana quanto da zona rural, podendo assim observar questões relevantes no processo de ensino e de aprendizagem neste contexto. Dentre essas observações, constatamos inúmeras dificuldades, dos professores e alunos, com relação ao acesso à internet bem como ao uso das plataformas digitais. Evidenciou-se, também, problemas com a frequência dos alunos à sala de aula, à participação, à entrega de tarefas, entre outros. É importante salientar que são poucos os professores que tiveram oportunidade de uma formação adequada para lecionar a distância. Preparar aulas na modalidade remota é bem diferente da prática presencial em sala de aula: a dinâmica de interação com os alunos é outra, as formas de comunicação com familiares também mudam e o conhecimento das tecnologias digitais educacionais é imprescindível. Os estudantes também não demonstraram a maturidade para lidar com a autonomia implícita no ensino a distância, em especial os alunos do Ensino Fundamental. Em vista disso, a fim de coletar dados relevantes a respeito das experiências com o ensino remoto, foi realizada uma pesquisa com alunos, professores e funcionários da escola em que atuamos como pibidianas, assim como com graduandos dos cursos de licenciatura em química, física e matemática da Universidade Federal de Viçosa que também participam do PIBID. Os resultados encontrados serão apresentados neste trabalho. |