"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15249

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Matemática
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mariana de Oliveira Silva
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Outros membros Isabella Miranda Silva
Título Ensino remoto emergencial: vivências e reflexões no âmbito do PIBID UFV/Viçosa
Resumo No contexto da pandemia da COVID-19, sucederam-se grandes mudanças no cenário educacional. Devido às circunstâncias ocasionadas pelas restrições sanitárias, tornou-se necessária a implementação da modalidade remota emergencial para o ensino, situação esta que estabeleceu significativas mudanças no cotidiano escolar. Como participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID 2020-UFV/Viçosa), com início em outubro de 2020, vivenciamos a experiência do ensino remoto em uma Escola da Rede Estadual de Minas Gerais, com turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Este relato de experiência tem como objetivo apontar as principais mudanças experienciadas no sistema educacional, assim como refletir as vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais no contexto escolar. Ressaltamos o papel do ensino na vida social, sua ligação com a democracia e a igualdade de oportunidades, assim como a importância da educação na transformação da realidade. Trabalhamos com alunos tanto da zona urbana quanto da zona rural, podendo assim observar questões relevantes no processo de ensino e de aprendizagem neste contexto. Dentre essas observações, constatamos inúmeras dificuldades, dos professores e alunos, com relação ao acesso à internet bem como ao uso das plataformas digitais. Evidenciou-se, também, problemas com a frequência dos alunos à sala de aula, à participação, à entrega de tarefas, entre outros. É importante salientar que são poucos os professores que tiveram oportunidade de uma formação adequada para lecionar a distância. Preparar aulas na modalidade remota é bem diferente da prática presencial em sala de aula: a dinâmica de interação com os alunos é outra, as formas de comunicação com familiares também mudam e o conhecimento das tecnologias digitais educacionais é imprescindível. Os estudantes também não demonstraram a maturidade para lidar com a autonomia implícita no ensino a distância, em especial os alunos do Ensino Fundamental. Em vista disso, a fim de coletar dados relevantes a respeito das experiências com o ensino remoto, foi realizada uma pesquisa com alunos, professores e funcionários da escola em que atuamos como pibidianas, assim como com graduandos dos cursos de licenciatura em química, física e matemática da Universidade Federal de Viçosa que também participam do PIBID. Os resultados encontrados serão apresentados neste trabalho.
Palavras-chave Educação, ensino remoto, tecnologias digitais
Forma de apresentação..... Vídeo
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