"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jayne Oliveira Mayrink
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Cainã Cindra Castro
Título O Trilheiros do Sauá e a Mata da Biologia: experiências na construção de uma educação ambiental transformadora
Resumo O Grupo de Educação e Interpretação Ambiental “Trilheiros do Sauá” é composto por discentes e docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi criado em 2013 e atua como projeto de extensão universitária no atendimento a grupos organizados de visitantes de Viçosa/MG e região, numa área protegida da UFV, chamada Mata da Biologia. O objetivo principal do projeto é a realização de trilhas interpretativas na Mata como estratégia para a promoção da educação ambiental crítica e transformadora. Neste trabalho, trazemos uma análise e reflexão quanto à importância de desvendar e dialogar com a experiência presente nas vivências dos membros do projeto e dos visitantes das trilhas no que diz respeito às suas relações em meio à dinâmica entre sociedade e natureza. A experiência pode ser descoberta e construída por meio do diálogo e isso possibilita, a cada caminhada pela Mata, a formação tanto dos discentes e docentes quanto dos visitantes. Nesse sentido, buscamos aplicar a abordagem teórica de que o contato com a experiência individual e coletivamente compartilhada é o caminho inicial para a sensibilização e conscientização ambiental. Assim, foram analisadas as respostas dos visitantes aos questionários aplicados ao final de cada trilha a fim de revisar seus comentários acerca da participação durante a trilha. E, a partir de um encontro virtual realizado pela plataforma do Google Meet, integrantes do projeto foram estimulados a responder a seguinte pergunta “como vocês avaliam o diálogo com os visitantes durante a realização das trilhas na mata?”. Entre as muitas respostas foi possível concluir que os visitantes são bastante participativos e que a maioria deles compartilha suas experiências e seus saberes. Porém, o diálogo ocorre, principalmente, pela prática que os Trilheiros mediadores vêm adquirindo ao longo da realização do projeto, estimulando os visitantes como sujeitos participativos das trilhas e não apenas como meros ouvintes ou caminhantes. Outra importante conclusão é que, a cada experiência revelada por algum visitante, novos repertórios são acrescentados ao interpretar as trilhas, enriquecendo assim as abordagens educativas. Por fim, o diálogo constitui-se pela necessidade de uma interação viva e de significado entre todos, ou seja, o monólogo descaracteriza o ser humano no desenvolvimento coletivo, tornando-se alienado ao processo, impossibilitando ampliar para as realidades que cada ser constrói. A ação do Trilheiros do Sauá abre espaço para que pessoas da comunidade possam adquirir uma nova experiência educativa no âmbito dos conhecimentos da sociedade e natureza ao passo em que, na travessia das trilhas interpretativas, seus dizeres populares ou científicos ganham importância e se revelam como essenciais para a resistência e constituição de uma educação ambiental transformadora.
Palavras-chave educação ambiental, diálogo, existência
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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