"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia sanitária
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Bianca Barros Marangon
Orientador MARIA LUCIA CALIJURI
Outros membros Alexia Saleme Aona de Paula Pereira, Carolina Ferrari Silveira, Rafael Carvalho Nogueira da Gama, Sarah Romanhol Falconiere
Título Seleção de áreas para implantação de usinas de biogás a partir de dejetos de animais: um estudo de caso de Minas Gerais, Brasil.
Resumo O crescimento populacional vem intensificando o consumo de energia e de alimentos, tornando eminente o declínio dos recursos naturais. Nesse contexto, estratégias de reaproveitamento de recursos, como os dejetos dos animais, têm sido exploradas. A produção de biogás a partir da digestão anaeróbia de esterco de animais é altamente aplicável uma vez que este gás pode ser usado para a geração de calor e energia. Assim, este trabalho utilizou a Análise Multicritério, combinada com ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas para encontrar áreas potenciais para a alocação de usinas de biogás para a geração de eletricidade. Para auxiliar o processo de tomada de decisão, foram utilizados fatores e restrições, considerando os aspectos econômicos, jurídicos, socioambientais, de uso e ocupação do solo e os potenciais de cada região. A área de estudo foi o estado de Minas Gerais, Brasil, devido ao seu destaque na agricultura na região Sudeste, que possui a maior demanda de energia elétrica do país, e por ser altamente dependente das hidrelétricas. Após a hierarquização dos fatores, seguindo a ordem de importância, eles foram ponderados no Processo Analítico Hierárquico e, com base no processo de agregação da Combinação Linear Ponderada, foram selecionadas as áreas adequadas para a implantação de usinas de biogás. A partir da análise, foram encontradas 1.989 áreas aptas para alocar as usinas. As áreas encontradas estavam distribuídas em 46 dos 853 municípios de Minas Gerais, concentradas nas mesorregiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. As mesorregiões Noroeste e Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Rio Doce, Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira e Oeste de Minas também apresentaram áreas adequadas. A aplicação da Análise Multicritério baseado em Sistemas de Informações Geográficas utilizando o Processo Analítico Hierárquico mostrou-se muito eficiente na localização dessas áreas. Este estudo direciona futuros estudos de viabilidade e investimentos públicos e privados para difundir a aplicação deste tipo de energia renovável na área de estudo e no resto do país.
Palavras-chave Bioenergia, Digestão anaeróbia, Energia sustentável
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,60 segundos.