Resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados finais da pesquisa intitulada como “O Ensino e Aprendizagem de Libras como L2 nas Licenciaturas: compreendendo as estratégias adotadas no Ensino Remoto”, contemplado pelo edital FUNARBEN 019/2020/PRE/UFV. A pesquisa teve como cerne analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de Ensino e Aprendizagem de Libras como segunda língua (L2) durante o Período Especial Remoto 3 (PER3) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a fim de entendermos quais os desafios e potencialidades presentes em sala de aula no formato remoto, sendo essa condição, motivada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a qual demandou uma paralisação do ensino presencial nas Instituições de Ensino Superior (IES), frente à necessidade de distanciamento social. Com isso, novas metodologias foram aplicadas pelos professores para o ensino neste formato. Inicialmente, aplicamos o método de análise documental, com o estudo bibliográfico para otimizar o entendimento acerca das temáticas que contemplam a pesquisa; isso se deu com o levantamento de artigos sobre: i) tecnologias e ensino de línguas no ensino superior, ii) o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Remoto, iii) metodologias aplicadas ao ensino de Libras. Em seguida, realizamos o levantamento das disciplinas ofertadas remotamente pela instituição que envolve o ensino da Libras. Assim, foi possível constatar a presença de duas disciplinas: a LET 290 - Libras Língua Brasileira de Sinais e a LET 491 - Línguas Brasileira de Sinais e Letramento Visual de Surdos. Como o andamento do estudo dependia do contato com os professores de tais disciplinas e, em seguida, com os alunos, submetemos o projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), o qual aprovou o projeto com Número de Parecer: 4.593.587. A partir da aprovação, foi possível estabelecer comunicação com os agentes envolvidos no processo de Ensino e Aprendizagem em sala de aula remota, i.e., os professores e os alunos. Em seguida, elaboramos roteiros com notas primárias de campo para fundamentar as análises das aulas. Desse modo, aplicamos as análises e descrições das aulas ofertadas durante o PER3, onde foi possível observar os desafios e potencialidades na relação entre alunos-professor-tecnologia. Além disso, por se tratar do ensino de uma língua com características linguísticas de modalidade visual-espacial, o uso de recursos visuais digitais para o desenvolvimento da aquisição da mesma foi de suma importância. Por fim, concluímos que as metodologias utilizadas nas aulas colaboraram positivamente para o ensino de Libras, uma vez que, mesmo com aulas mais teóricas, devido a uma redução na prática da Libras, os professores motivaram os alunos, para que, a partir do uso das TDICs, desenvolverem as reflexões sobre a aplicação da Libras em seu uso concreto. |