"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15218

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Lael Machado Rodrigues
Orientador JULIANA SILVA ROCHA
Outros membros Carolina Macêdo Lopes, Thaís Rafaela de Carvalho
Título O Ensino e Aprendizagem de Libras como L2 nas Licenciaturas: compreendendo as estratégias adotadas no Ensino Remoto
Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados finais da pesquisa intitulada como “O Ensino e Aprendizagem de Libras como L2 nas Licenciaturas: compreendendo as estratégias adotadas no Ensino Remoto”, contemplado pelo edital FUNARBEN 019/2020/PRE/UFV. A pesquisa teve como cerne analisar as estratégias didáticas utilizadas no processo de Ensino e Aprendizagem de Libras como segunda língua (L2) durante o Período Especial Remoto 3 (PER3) na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a fim de entendermos quais os desafios e potencialidades presentes em sala de aula no formato remoto, sendo essa condição, motivada pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), a qual demandou uma paralisação do ensino presencial nas Instituições de Ensino Superior (IES), frente à necessidade de distanciamento social. Com isso, novas metodologias foram aplicadas pelos professores para o ensino neste formato. Inicialmente, aplicamos o método de análise documental, com o estudo bibliográfico para otimizar o entendimento acerca das temáticas que contemplam a pesquisa; isso se deu com o levantamento de artigos sobre: i) tecnologias e ensino de línguas no ensino superior, ii) o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Remoto, iii) metodologias aplicadas ao ensino de Libras. Em seguida, realizamos o levantamento das disciplinas ofertadas remotamente pela instituição que envolve o ensino da Libras. Assim, foi possível constatar a presença de duas disciplinas: a LET 290 - Libras Língua Brasileira de Sinais e a LET 491 - Línguas Brasileira de Sinais e Letramento Visual de Surdos. Como o andamento do estudo dependia do contato com os professores de tais disciplinas e, em seguida, com os alunos, submetemos o projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), o qual aprovou o projeto com Número de Parecer: 4.593.587. A partir da aprovação, foi possível estabelecer comunicação com os agentes envolvidos no processo de Ensino e Aprendizagem em sala de aula remota, i.e., os professores e os alunos. Em seguida, elaboramos roteiros com notas primárias de campo para fundamentar as análises das aulas. Desse modo, aplicamos as análises e descrições das aulas ofertadas durante o PER3, onde foi possível observar os desafios e potencialidades na relação entre alunos-professor-tecnologia. Além disso, por se tratar do ensino de uma língua com características linguísticas de modalidade visual-espacial, o uso de recursos visuais digitais para o desenvolvimento da aquisição da mesma foi de suma importância. Por fim, concluímos que as metodologias utilizadas nas aulas colaboraram positivamente para o ensino de Libras, uma vez que, mesmo com aulas mais teóricas, devido a uma redução na prática da Libras, os professores motivaram os alunos, para que, a partir do uso das TDICs, desenvolverem as reflexões sobre a aplicação da Libras em seu uso concreto.
Palavras-chave Língua Brasileira de Sinais, Aulas on-line, Tecnologias
Forma de apresentação..... Vídeo
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