Resumo |
O processo de elaboração de roteiros para a criação de vídeos didáticos é uma parte fundamental da produção de material pedagógico digital. A partir da formulação técnica dos roteiros as aulas podem atingir um padrão de qualidade rigoroso, ampliando o aproveitamento das aulas por parte dos estudantes. Dentre a variedade de metodologias e ferramentas utilizadas no ensino remoto digital, a linguagem audiovisual é a mais recorrente (BAHIA; SILVA, 2017, p. 2); isso acontece principalmente pelo fato de as videoaulas serem bastante eficazes em seu objetivo e por exigirem poucos recursos para serem produzidas (SILVA; SERRA; SAMPAIO, 2016, p. 2). Atualmente o alcance que uma plataforma de ensino on-line pode ter é enorme; pensando nisso e tendo em vista o crescimento do aprendizado de línguas através de recursos digitais, decidimos criar um material didático que poderia ser utilizado por estudantes estrangeiros em seus respectivos países de origem (FERREIRA, 2017). Levando em conta essas observações, desenvolvemos, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, o projeto Português Todo Dia, que consiste na criação de um canal on-line focado na aprendizagem elementar de português para estrangeiros. A proposta inicial foi atender principalmente aos alunos estrangeiros inscritos nos programas de mobilidade acadêmica internacional da UFV, com videoaulas de duração de 3 a 5 minutos e temas envolvendo o português do Brasil, assim como informações geográficas e culturais, contextualizadas com a cidade de Viçosa, a UFV e o estado de Minas Gerais. Estas aulas seriam disponibilizadas a cada final de semestre para os novos estudantes estrangeiros que chegariam no semestre seguinte, assim os estudantes poderiam ter acesso ao conteúdo didático antes de chegarem ao Brasil. Entretanto, com a pandemia, as aulas gravadas se tornaram material didático para complementar as aulas remotas on-line, utilizando uma metodologia que coloca os estudantes como protagonistas de seu aprendizado. Desta forma, o aluno estuda o conteúdo do vídeo em sua casa, e este conteúdo será aprofundado futuramente nas aulas síncronas. Assim, o professor e o aluno participam ativamente do processo de aquisição de linguagem, como propõe Schneiders (p. 7, 2018) “aproximar o estudante e o professor num processo colaborativo de ensino e de aprendizagem, mudando o papel do professor, que deixa de ser um palestrante para se tornar um orientador ou tutor”. Neste trabalho apresento todo o processo envolvendo a criação dos roteiros para a produção de aulas digitais utilizadas no projeto Português Todo Dia, incluindo as técnicas de linguagem relativas ao gênero audiovisual e o desenvolvimento de um método que fornecesse uma estrutura didática em que o aluno pudesse construir seu conhecimento de forma contínua e natural através das videoaulas e das aulas síncronas. |