Resumo |
O projeto “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” é um projeto de extensão que procura aproximar a universidade às escolas da Educação Básica. O objetivo é intensificar o uso do Setor de Educação em Ciências e Biologia (DBG), localizado no 4° andar do Edifício das Licenciaturas, e transformá-lo em um espaço aberto de visitação e aprendizagem para alunos de escolas públicas e privadas da Educação Básica, além de subsidiar projetos de ensino e pesquisa em Ciências Naturais. Muitas das escolas de Viçosa são carentes em materiais didáticos voltados para o ensino prático, tornando o BioLab um espaço viável para reduzir essa demanda. O projeto tem duas linhas principais de atuação: as visitas guiadas ao BioLab, mediadas pelos membros do projeto e o empréstimo de materiais educacionais às escolas. Entretanto, devido à pandemia da COVID-19, todas as atividades presenciais foram suspensas e algumas atividades foram adaptadas para o formato remoto, o que permitiu o desenvolvimento de habilidades digitais por parte dos estagiários. A divulgação do projeto aconteceu por meio de publicações no Instagram, que apresentaram as linhas de atuação, os objetivos do projeto, as adaptações ao período remoto e o acervo das coleções vivas e fixadas, lâminas microscópicas, modelos e jogos didáticos. Além disso, enfatizamos a localização e o contato do projeto. Nessa mesma rede social, também foram feitas indicações de páginas, podcasts e sites sobre educação e ciências e vídeos com convidados(as) especiais. Além do Instagram (434 seguidores), foram criados o canal no YouTube (37 inscritos) e o site do projeto. A atuação do BioLab está acontecendo por meio dessas três mídias sociais, visto que, atualmente, elas se consolidam como importantes meios de divulgação, comunicação e produção de conteúdo, o que aumenta a visibilidade e a interação com o público. Ademais, estão sendo elaborados materiais didáticos de apoio ao ensino de ciências como manuais de coleções vivas e vídeos. Os manuais são referentes às coleções vivas existentes no espaço: o formigueiro, o aquário e o minhocário. Esses manuais foram feitos como forma de orientar o uso dessas coleções no contexto do ensino de ciências, na Educação Básica. Já os vídeos abordam diversos temas de forma prática e demonstrativa, como, por exemplo, a estrutura do DNA e o processo da fotossíntese. Os vídeos foram gravados utilizando materiais do próprio setor como modelos didáticos, materiais de laboratórios, coleções vivas e coleções fixadas. As gravações, edições e elaboração de roteiros estão sendo feitas pelos membros do projeto. Os vídeos já publicados tiveram um total de 1.386 visualizações no Youtube e 701 visualizações no Instagram. Todas essas atividades visam a continuação do projeto e a aproximação com a comunidade escolar, professores e alunos da Educação Básica, tornando o BioLab, cada vez mais, um espaço de construção, troca de saberes e divulgação científica. |