"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15214

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Bezerra Castoldi
Orientador GINIA CEZAR BONTEMPO
Outros membros Aline Duarte Batista, Andre Luiz Nunes Martins, Juliah Nivea da Silva Bispo, Luana Belique Ruy, Paulo Henrique Mariani Cangussú, Thiago Falcão Sueira Chagas
Título A atuação do BioLab no Período Especial Remoto
Resumo O projeto “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” é um projeto de extensão que procura aproximar a universidade às escolas da Educação Básica. O objetivo é intensificar o uso do Setor de Educação em Ciências e Biologia (DBG), localizado no 4° andar do Edifício das Licenciaturas, e transformá-lo em um espaço aberto de visitação e aprendizagem para alunos de escolas públicas e privadas da Educação Básica, além de subsidiar projetos de ensino e pesquisa em Ciências Naturais. Muitas das escolas de Viçosa são carentes em materiais didáticos voltados para o ensino prático, tornando o BioLab um espaço viável para reduzir essa demanda. O projeto tem duas linhas principais de atuação: as visitas guiadas ao BioLab, mediadas pelos membros do projeto e o empréstimo de materiais educacionais às escolas. Entretanto, devido à pandemia da COVID-19, todas as atividades presenciais foram suspensas e algumas atividades foram adaptadas para o formato remoto, o que permitiu o desenvolvimento de habilidades digitais por parte dos estagiários. A divulgação do projeto aconteceu por meio de publicações no Instagram, que apresentaram as linhas de atuação, os objetivos do projeto, as adaptações ao período remoto e o acervo das coleções vivas e fixadas, lâminas microscópicas, modelos e jogos didáticos. Além disso, enfatizamos a localização e o contato do projeto. Nessa mesma rede social, também foram feitas indicações de páginas, podcasts e sites sobre educação e ciências e vídeos com convidados(as) especiais. Além do Instagram (434 seguidores), foram criados o canal no YouTube (37 inscritos) e o site do projeto. A atuação do BioLab está acontecendo por meio dessas três mídias sociais, visto que, atualmente, elas se consolidam como importantes meios de divulgação, comunicação e produção de conteúdo, o que aumenta a visibilidade e a interação com o público. Ademais, estão sendo elaborados materiais didáticos de apoio ao ensino de ciências como manuais de coleções vivas e vídeos. Os manuais são referentes às coleções vivas existentes no espaço: o formigueiro, o aquário e o minhocário. Esses manuais foram feitos como forma de orientar o uso dessas coleções no contexto do ensino de ciências, na Educação Básica. Já os vídeos abordam diversos temas de forma prática e demonstrativa, como, por exemplo, a estrutura do DNA e o processo da fotossíntese. Os vídeos foram gravados utilizando materiais do próprio setor como modelos didáticos, materiais de laboratórios, coleções vivas e coleções fixadas. As gravações, edições e elaboração de roteiros estão sendo feitas pelos membros do projeto. Os vídeos já publicados tiveram um total de 1.386 visualizações no Youtube e 701 visualizações no Instagram. Todas essas atividades visam a continuação do projeto e a aproximação com a comunidade escolar, professores e alunos da Educação Básica, tornando o BioLab, cada vez mais, um espaço de construção, troca de saberes e divulgação científica.
Palavras-chave Ensino de ciências, Mídias sociais, Divulgação científica
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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