"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15210

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Astronomia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Felipe Oliveira Leiras da Mota
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros IZADORA GUEDES PIMENTEL, MATEUS BASTOS SOARES, MATEUS JOSE CANEDO DA ROCHA
Título A Astronomia despertando para aprendizagem de ciências da natureza e matemática.
Resumo Neste trabalho de divulgação científica, foi ministrado um curso de noções básicas de Astronomia para estudantes do ensino médio, que ocorreu de forma remota através da plataforma do Google Meet com o objetivo de apresentar conceitos básicos de Astronomia e Astronáutica. Nesse contexto, o minicurso foi organizado pelo estudante bolsista e voluntários, sob a supervisão do coordenador. As aulas foram divididas em 4 dias, sendo cada dia apresentado por dois dos participantes do projeto, que conduziram as discussões no ambiente virtual, além de apresentarem e demonstrarem o conteúdo utilizando ferramentas tecnológicas. Os recursos utilizados foram o software livre Stelarium e os aplicativos para smartphones: SkyView e SkyLab. Estes recursos permitem ao observador se orientar na observação e identificar astros. Com eles, foi possível identificar estrelas; planetas; constelações, satélites naturais e artificiais. A Astronomia tem despertado e estimulado os estudantes para o conhecimento científico, como foi apontado nos resultados após um levantamento realizado entre os participantes do minicurso. Embora a Astronomia ainda não componha o currículo do ensino básico brasileiro, é um conteúdo de extrema importância e que acaba abrangendo conhecimentos de física, química, matemática e biologia. Durante a abordagem do tema proposto, usando o meio remoto, por meio de aulas síncronas virtuais, foi possível instruir e informar os participantes a respeito de noções básicas de Astronomia, também contribuindo para o enriquecimento de outras áreas do conhecimento, como supracitado. Além de abordar parte dos conteúdos cobrados no que tange a Astronomia nas olimpíadas de conhecimento a nível nacional e para seletivas internacionais, a qual um grande número de cursistas participa normalmente todos os anos, a minicurso também propiciou um grande ganho na compreensão dos fenômenos relacionados à natureza do universo. Após a realização das aulas, houve um questionário de avaliação dos conhecimento e avaliação crítica da proposta. Tudo isso permitiu avaliar reflexivamente o minicurso, o qual obteve resultados positivos ao apontar e configurar as metodologias como adequadas, obtendo êxito em sua organização e receber sugestões de melhorias para eventos futuros. E para confirmar as avaliações, foi realizado um outro questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo ministrado nas aulas, que obteve desempenho satisfatório na comparação entre as respostas coletadas, confirmando uma crescente aprendizagem e alcance dos objetivos deste trabalho. Tendo em vista o apresentado, é possível concluir que o minicurso atingiu seus objetivos ao ser capaz de proporcionar crescimentos no conhecimento em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática, sendo contextualizado por conteúdos envolvendo Astronomia e Astronáutica, proporcionando assim, a disseminação de conhecimento científico e um maior grau de compreensão dos fenômenos que envolvem a cúpula celeste.
Palavras-chave Astronomia, Matemática, Aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.