"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15209

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tânia Lopes Pereira
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Agatha Cristy Ferreira dos Santos, Argel Evangelista Prado da Costa, ELIDA LOPES MIRANDA, Lavina Alves Prudencio
Título Contribuições do PIBID na Formação do Educador do Campo
Resumo O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política de aprimoramento do processo de formação docente. Visa contribuir na articulação entre teoria e prática, elevar a qualidade das ações acadêmicas dos cursos de licenciatura e da qualidade da educação básica nas escolas beneficiadas. O PIBID da Universidade Federal de Viçosa, subprojeto Educação do Campo, está presente na Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), localizada na comunidade da Capivara, zona rural do município de São Miguel do Anta (MG). Objetiva-se contribuir para o ensino de ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas do campo, fortalecer os princípios da Educação do Campo no currículo das escolas e valorizar a docência nas Escolas do Campo. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais do PIBID Educação do Campo, desenvolvidos de outubro de 2020 a julho de 2021, refletindo sobre estas contribuições na formação de educadores do campo. Neste período as atividades foram realizadas de forma remota, devido ao isolamento pela pandemia do Coronavírus. Entre as atividades realizadas destacamos o estudo de textos e participação de eventos relacionados à: formação de professores, ensino remoto e escola do campo e do Projeto Político Pedagógico da escola. Houveram reuniões com as coordenadoras de área e com a supervisora da escola, além da participação dos pibidianos nas aulas síncronas e assíncronas da escola. Contribuíram na construção de materiais didáticos, como os sábados letivos e a elaboração de atividades complementares para os Planos de Estudos Tutorados, dentre outros. O PIBID articulou a formação inicial e continuada, promovendo um intercâmbio entre educação superior e educação básica, proporcionando conhecer a realidade da EEJAP. Foram criadas oportunidades de vivências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, com foco no ensino remoto. Além disso, ter acesso a realidade da escola pública de ensino fundamental potencializou a formação, e ainda contribui para a formação continuada da supervisora que acompanha o projeto. As atividades desenvolvidas de forma remota trouxeram fragilidades para as ações do PIBID. No processo educativo, as interações sociais, que emergem no “chão da escola”, são fundamentais na construção coletiva do conhecimento e para a compreensão do cotidiano escolar. Nesse sentido, as vivências do PIBID atingiram os objetivos do programa, não completamente para a escola que tínhamos antes da pandemia, mas talvez, em parte, para a escola que teremos depois. Como pibidianos e futuros educadores do campo, entendemos que o PIBID possibilitou uma formação crítica, humana e comprometida com a educação pública e de qualidade dos povos do campo.
Palavras-chave Educação do Campo, Formação de Educadores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Forma de apresentação..... Painel
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