"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15196

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Bioquímica
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leonardo Vinicius de Oliveira
Orientador RAPHAEL DE SOUZA VASCONCELLOS
Outros membros Camila Aparecida Martins, Carla Cristina de Souza Pinto, Carlos Junior de Assis Estevao, Gabriele Lopes Knop, Jhenifer Caroline de Oliveira, Jordana Macedo Simoes, Lucas da Silva Lopes
Título Adaptação do Processo seletivo do PET Bioquímica à modalidade remota
Resumo Anualmente, o Programa de Educação Tutorial do curso de Bioquímica (PET-BQI) seleciona graduandos em Bioquímica para fazerem parte do programa. O processo seletivo sempre aconteceu de forma presencial e, durante a pandemia, foi adaptado para o formato remoto. Os candidatos precisam estar matriculados no curso e possuírem Coeficiente de Rendimento superior a 60 para se tornarem elegíveis e assim promover uma rotatividade no grupo, permitindo que mais estudantes possam ter a oportunidade de se desenvolver no Programa. A seleção é feita de modo a avaliar uma série de requisitos essenciais para o trabalho em equipe praticado no PET. São eles: Pontualidade, participação, proatividade, comunicação, interação e tomada de decisão. Esses requisitos, normalmente, são avaliados por meio de 3 etapas: Redação, dinâmica em grupo e entrevista. Diante do isolamento social, tivemos como objetivo adaptar o processo seletivo buscando assertividade na verificação dos requisitos desejados nos candidatos inscritos, de modo a minimizar as dificuldades impostas pelo distanciamento no processo de avaliação. Para isso, tivemos a colaboração de um psicólogo com experiência em recrutamento para nos auxiliar. A primeira mudança significativa no processo seletivo consistiu na substituição da etapa da redação pela proposta de produção de um vídeo com duração máxima de até 3 minutos, a partir do qual o estudante precisaria discorrer sobre um tema pré-estabelecido pelo grupo. Com isso, o candidato deveria apresentar clareza na explicação das ideias, senso crítico sobre o assunto abordado e coerência. A segunda mudança significativa consistiu em acrescentar, após o processo seletivo, o Estágio probatório, no qual os 5 primeiros aprovados na seleção seriam submetidos a diversas capacitações internas, havendo, por fim, a efetivação de todos que, de acordo com a avaliação do grupo, mostrassem estar envolvidos satisfatoriamente com as atividades atribuídas. A partir de um formulário de feedback enviado aos candidatos e com 11 respostas preenchidas dentre 17 inscritos, foi constatado que cerca de 90,9% das pessoas tiveram suas expectativas totalmente atendidas e os demais (9,1%) ficaram parcialmente satisfeitos com o processo seletivo. A crítica mais presente nos comentários estava relacionada à diminuição da interatividade nas etapas da dinâmica em grupo e na entrevista. Como esperado pela comissão organizadora do processo seletivo, a interatividade normalmente observada na modalidade presencial foi prejudicada com a realização da seleção remotamente, entretanto as etapas foram muito bem conduzidas de acordo com as respostas do feedback e o estágio probatório serviu para aumentar a confiabilidade do resultado do processo seletivo buscando amenizar os impactos negativos referentes à diminuição da interatividade na modalidade remota em relação a modalidade presencial.
Palavras-chave seleção, adaptação, remoto
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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