Resumo |
Anualmente, o Programa de Educação Tutorial do curso de Bioquímica (PET-BQI) seleciona graduandos em Bioquímica para fazerem parte do programa. O processo seletivo sempre aconteceu de forma presencial e, durante a pandemia, foi adaptado para o formato remoto. Os candidatos precisam estar matriculados no curso e possuírem Coeficiente de Rendimento superior a 60 para se tornarem elegíveis e assim promover uma rotatividade no grupo, permitindo que mais estudantes possam ter a oportunidade de se desenvolver no Programa. A seleção é feita de modo a avaliar uma série de requisitos essenciais para o trabalho em equipe praticado no PET. São eles: Pontualidade, participação, proatividade, comunicação, interação e tomada de decisão. Esses requisitos, normalmente, são avaliados por meio de 3 etapas: Redação, dinâmica em grupo e entrevista. Diante do isolamento social, tivemos como objetivo adaptar o processo seletivo buscando assertividade na verificação dos requisitos desejados nos candidatos inscritos, de modo a minimizar as dificuldades impostas pelo distanciamento no processo de avaliação. Para isso, tivemos a colaboração de um psicólogo com experiência em recrutamento para nos auxiliar. A primeira mudança significativa no processo seletivo consistiu na substituição da etapa da redação pela proposta de produção de um vídeo com duração máxima de até 3 minutos, a partir do qual o estudante precisaria discorrer sobre um tema pré-estabelecido pelo grupo. Com isso, o candidato deveria apresentar clareza na explicação das ideias, senso crítico sobre o assunto abordado e coerência. A segunda mudança significativa consistiu em acrescentar, após o processo seletivo, o Estágio probatório, no qual os 5 primeiros aprovados na seleção seriam submetidos a diversas capacitações internas, havendo, por fim, a efetivação de todos que, de acordo com a avaliação do grupo, mostrassem estar envolvidos satisfatoriamente com as atividades atribuídas. A partir de um formulário de feedback enviado aos candidatos e com 11 respostas preenchidas dentre 17 inscritos, foi constatado que cerca de 90,9% das pessoas tiveram suas expectativas totalmente atendidas e os demais (9,1%) ficaram parcialmente satisfeitos com o processo seletivo. A crítica mais presente nos comentários estava relacionada à diminuição da interatividade nas etapas da dinâmica em grupo e na entrevista. Como esperado pela comissão organizadora do processo seletivo, a interatividade normalmente observada na modalidade presencial foi prejudicada com a realização da seleção remotamente, entretanto as etapas foram muito bem conduzidas de acordo com as respostas do feedback e o estágio probatório serviu para aumentar a confiabilidade do resultado do processo seletivo buscando amenizar os impactos negativos referentes à diminuição da interatividade na modalidade remota em relação a modalidade presencial. |