Resumo |
Desde que a disciplina de sociologia foi reinserida como obrigatória no ensino médio em 2008 (lei n° 11.684), houve maior demanda por formação de professores licenciados nessa área do saber. A partir desse período, houve aumento da oferta de cursos de ciências sociais, em um contexto que já havia expansão das redes de ensino superior público e privado. No bojo desse processo, em 2012, o curso de ciências sociais da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) de Barbacena recebeu sua primeira turma de estudantes, que se formaram em 2015. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das narrativas de egressos, dessa primeira turma, do curso de licenciatura em ciências sociais da Uemg a respeito dos processos de formação que vivenciaram na graduação e os desafios de suas inserções nas escolas de ensino médio. Metodologicamente nos utilizamos de entrevistas orais com oito egressos, todas foram gravadas e transcritas. As questões eram abertas e versavam sobre suas origens, motivações para o curso de licenciatura e desafios encontrados em suas inserções nas escolas. Na perspectiva dos cinco egressos que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), este foi basilar para aprendizados relacionados à docência, uma vez que ampliou a circularidade de conhecimentos entre os agentes das escolas e da universidade, proporcionando relação mais intensa entre universidade e sociedade. Para além dos aprendizados pedagógicos, a bolsa do Pibid se mostrou relevante para a manutenção dos graduandos, inibindo a evasão, e estimulando estudos e atividades pedagógicas que se revelaram pertinentes para a docência. Depois de graduados, a inserção dos professores nas escolas foi especialmente desafiadora em função da disciplina não contar com legitimidade junto à comunidade escolar. As experiências práticas durante a graduação foram valorizadas por potencializarem os novos docentes para enfrentarem desafios do ambiente de trabalho, uma vez que já tinham conhecimento de muitas dificuldades do ambiente escolar, bem como de possibilidades de superá-las. Nossa pesquisa mostra que a formação e a transição para a docência foram desafiadoras e que o Pibid foi fundamental ao contribuir com experiências para a formação de professores e amenizar as dificuldades de inserção nas escolas, uma vez que estas já eram ambiente de atuação dos mesmos quando estudantes. |