Resumo |
Introdução: a prática de bons hábitos de higiene corporal contribui para a manutenção da saúde e uma melhor qualidade de vida. É notável que ações de educação em saúde apresentam-se como importante ferramenta para orientar e estimular a promoção do autocuidado nos indivíduos. Frente a isto, um grupo de discentes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa realizou com crianças uma ação educativa sobre higiene corporal e sua importância no dia a dia. Objetivo: relatar a experiência de realização de uma atividade educativa sobre higiene corporal e alimentação saudável com crianças inscritas em uma escola rural de Viçosa, MG. Descrição das principais ações: a experiência foi desenvolvida em uma escola na Zona Rural do bairro Cidade Nova/Barrinha, em Viçosa-MG, tendo como participantes 13 alunos, com idade entre 9 e 11 anos. A atividade foi realizada no mês de novembro de 2019, em dois momentos, sob a perspectiva metodológica lúdica-dialógica. As atividades em formato lúdico-dialógico permitem o trabalho interdisciplinar e direcionado, de acordo com a capacidade e faixa etária de desenvolvimento dos envolvidos. Num primeiro momento foi solicitado aos alunos que se sentassem em círculo para que fosse realizado uma dinâmica de quebra gelo, na qual os alunos deveriam demonstrar através de mímica um hábito de higiene. Foram levados objetos de higiene corporal e selecionados alguns alunos para demonstrarem como e com qual frequência lavavam as mãos, tomavam banho, lavavam os cabelos, além de retratarem como era feita a higiene bucal. No segundo momento/final da atividade, foi exibido um vídeo com protagonistas de desenhos animados, sobre a importância da lavagem correta dos alimentos e a importância de uma alimentação saudável. Resultados alcançados: observou-se participações ativas dos alunos, que demonstraram interesse e conhecimentos prévios sobre a importância da higiene corporal, sendo que a maioria, a realizava corretamente. Ao fim do primeiro momento surgiram algumas dúvidas sobre qual o momento ideal para utilizar o fio dental e sobre a frequência da escovação dos dentes. Essas dúvidas foram discutidas e esclarecidas no decorrer da atividade. No segundo momento, não houve dúvidas. Tivemos um feedback positivo dos discentes e docentes da escola envolvidos na atividade. Conclusões: percebeu-se que a escola tem um papel imprescindível nas estratégias de educação em saúde, tanto no ensinar sobre a importância do autocuidado quanto no abrir as portas para dinâmicas e palestras ministrados e executados por profissionais da área da saúde. A maneira como a temática foi apresentada permitiu valorizar as experiências de autocuidado dos alunos e agregar a elas outros aprendizados. A atividade lúdica se revelou como uma estratégia de educação em saúde que promoveu a fixação do aprendizado, potencializando a participação ativa dos educandos na atividade. |