"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15178

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Departamento de Economia
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Alice Gonçalves Másala
Orientador ELAINE APARECIDA FERNANDES
Título O setor HPPC e crises econômicas: uma análise para a economia brasileira
Resumo O presente estudo tem como objetivo principal analisar o comportamento do setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) diante de crises econômicas. O período escolhido foi de 2000 a 2018, pois engloba importantes crises e, segundo Leonard Lauder (diretor da empresa de cosméticos Estee Lauder), Hill et al. (2012) dentre outros, é nesses momentos de crises que pode-se observar o aumento do consumo desses tipos de produtos. Este fato ficou conhecido na literatura como Efeito Batom. Esta constatação motivou o presente estudo que procurou verificar a existência deste fenômeno para a economia brasileira. O Brasil é um importante objeto de estudo, pois ocupa, atualmente, o 4º lugar no ranking de países consumidores de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão (ABIHPEC, 2021). O contexto supracitado mostra a importância do setor para a economia brasileira e entender como o interesse dos consumidores e, consequentemente, a receita das empresas do setor se comportam ao longo do tempo, inclusive na presença de crises, pode contribuir para que agentes privados e públicos façam suas escolhas, em termos de expansão/contração de atividades ou confecção de política públicas, de modo mais eficiente. Para verificar a relação entre o comportamento da receita do setor e crises ao longo do período analisado, além de análises gráficas, o presente estudo utilizou a análise de correspondência simples ou bivariada. Este método tem como objetivo ver o grau de associação entre duas variáveis categóricas. A análise foi feita dividindo-se as empresas em dois grupos: varejo e atacado. Os resultados mostram que para o varejo, a única correspondência significativa encontrada foi para as categorias receita baixa e alerta de crise. Da mesma forma, para o atacado, receita média e ausência de crise. A partir dos resultados encontrados, a principal conclusão do estudo foi que o Efeito Batom não se verificou quando o objeto de análise foi a receita das empresas brasileiras do setor HPPC no período analisado. Entretanto, é importante salientar que quando avaliou-se a taxa de interesse dos indivíduos, produzida pelo Google Trends e mostra os termos buscados mais populares na internet, observou-se que os valores para cosméticos aumenta nos anos de 2015, 2016 e 2020. Anos que apresentaram taxa de crescimento real do PIB negativa. Este resultado sugere, de forma contrária ao apresentado anteriormente, que o Efeito Batom esteve presente nos anos de 2015, 2016 e 2020. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, as vendas de cosméticos, principalmente aqueles referentes ao cuidado com a pele, de destacaram.
Palavras-chave crises econômicas, Efeito Batom, setor HPPC
Forma de apresentação..... Vídeo
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