"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15173

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lyvia Lopes Miranda
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Cleiton Henrique de Mendonça, Vinícius Barros Rodrigues
Título Tendências em pesquisas sobre tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática na educação básica
Resumo As tecnologias digitais podem assumir diversos papéis no ensino e na aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Contudo, cada papel assumido por elas depende do uso que se faz em sala de aula. Ou seja, tão importante quanto promover o acesso a esses recursos, são as perspectivas teóricas e as estratégias didáticas que norteiam o processo educativo, de modo a possibilitar a exploração de todo o seu potencial pedagógico. Partindo desse princípio, realizamos um levantamento bibliográfico com o objetivo de apresentar algumas tendências de pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática na educação básica. O levantamento das produções bibliográficas foi realizado em três bases de dados, com artigos científicos publicados em língua portuguesa, sem que fosse definido um recorte temporal. Nas plataformas SciELO e Periódicos CAPES foram utilizados os seguintes descritores: “tecnologias digitais; ensino de ciências”. Já no Google Scholar, devido ao grande alcance das pesquisas e ao expressivo número de resultados encontrados, utilizamos, além dos já mencionados, outros descritores para um maior refinamento nas buscas. Foram acrescentados os descritores “educação básica; metodologia; mídias sociais”, além de alguns critérios de exclusão: “ensino superior, graduação, ciências sociais, ciências contábeis, ciência da computação, geografia, estado da arte”. Os trabalhos encontrados foram, então, organizados em planilhas separadas por plataformas de busca. Após uma leitura inicial dos títulos para a escolha dos artigos que se enquadraram nos critérios de seleção, iniciamos a leitura analítica dos resumos selecionados, quantificando e identificando as informações e tendências sobre a utilização de tecnologias digitais no ensino de ciências e matemática. Ao final foram selecionados e analisados 17 resumos de artigos. Como resultados, observamos um aumento dos trabalhos sobre o tema nos últimos três anos e, dado o contexto atual de ensino remoto, acreditamos que a tendência será aumentar ainda mais nos próximos anos. Apesar desse aumento recente, os artigos ainda estão concentrados nas áreas de ciências gerais e matemática, com uma notável carência de trabalhos no ensino de física e química. Notamos, também, que os trabalhos tiveram um maior foco em turmas do ensino médio de escolas públicas, apresentando metodologias centradas no aluno. Portanto, podemos concluir que não basta apenas viabilizar o acesso à tecnologia no ambiente escolar, mas também orientar o seu uso e inserir o estudante como sujeito ativo nesse processo.
Palavras-chave TDIC, ensino e aprendizagem, ferramentas digitais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.