"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15169

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mateus Marota de Souza e Pinto
Orientador GEICE PAULA VILLIBOR
Outros membros Caio Marchesani Schoereder, Natália Bossato França, PAULO CEZAR BUCHNER
Título Plano de manutenção: aplicação ao projeto de um veículo tipo baja
Resumo A busca por estratégias de manutenção mais eficientes está cada vez maior, o que reduz o número de paradas e os custos envolvidos, além de aumentar a competitividade no mercado. Um adequado Plano de Manutenção contribui para o aumento de confiabilidade nos processos de fabricação e também do produto final. Objetivou-se com o presente trabalho implementar um plano de manutenção, com foco na Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA), para aumento da disponibilidade e confiabilidade do protótipo off-road da equipe UFVbaja. Para isso, foram analisados o veículo e os equipamentos utilizados em sua construção, disponíveis na oficina da equipe, tais como furadeiras de bancada, esmeris, serras policorte dentre outros. Na primeira etapa, foi realizado o tagueamento de todos os componentes dos diferentes sistemas do carro, além do registro de todas as máquinas. Posteriormente, aplicou-se a metodologia FMEA, analisando os modos de falha possíveis, para cada um dos itens listados anteriormente, quanto à sua ocorrência, severidade e detecção. Isso possibilitou a avaliação do risco de cada falha ocorrer, com base no Número de Prioridade de Risco (RPN). Na próxima etapa, implementou-se uma análise de criticidade, de forma a mensurar e quantificar a importância de cada item. Com base em uma matriz de decisão, determinou-se qual tipo de manutenção (preditiva, preventiva ou corretiva) a ser empregado às diferentes partes. Em seguida, foi definido o plano de manutenção de cada um dos setores separadamente, assim como dos equipamentos da oficina. Dessa forma, a partir de manuais das máquinas e experiência em manutenção mecânica, por parte dos membros da equipe, foram listadas todas as tarefas a serem realizadas e qual a periodicidade de cada uma, estipulando um calendário de manutenção. Para as manutenções preditivas foram estudadas as possíveis formas de instrumentar os componentes, de realizar o monitoramento contínuo da condição e de detectar as possíveis falhas. O plano está sendo aplicado e até o momento os dados coletados indicam o aumento da disponibilidade e da confiabilidade do protótipo. Esse fato é muito importante para a equipe, devido a busca contínua por maior eficiência no projeto, e que tende a melhorar à medida que as manutenções são realizadas da forma correta. A implementação de metodologias adequadas de manutenção traz consigo o conhecimento sobre o estado atual dos equipamentos, podendo mensurar de forma correta a vida útil e o tipo de manutenção necessária, bem como determinar a causa raiz de eventuais problemas. Nota-se também uma redução no retrabalho, devido à utilização de checklists, via formulário, para documentar as manutenções realizadas e os problemas encontrados durante o trabalho. Conclui-se que houve uma redução nas quebras de componentes e nas falhas das máquinas, além da redução no custo total do projeto da equipe UFVbaja, visto houve uma redução da recorrência em problemas apresentados anteriormente.
Palavras-chave FMEA, Manutenção preditiva, Disponibilidade
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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