Resumo |
Podcasts são programas de áudio em que um ou mais anfitriões discutem um tema em particular. Os episódios de um podcast podem ser consumidos através de plataformas de streaming como YouTube e Spotify ou baixados diretamente para o aparelho eletrônico do ouvinte. Podcasts são versáteis e permitem que diversos assuntos sejam abordados de maneira lúdica e descontraída. Além disso, a participação de mais de uma pessoa por episódio, possibilita que diferentes perspectivas sejam contempladas, estimulando o pensamento crítico do ouvinte através de um debate saudável de ideias. Nesse sentido, os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação do Campus Florestal desenvolveram o PET-Cast. Essa atividade extensionista visou fornecer informação de qualidade por meio de episódios de podcast. Com temas diversos e criteriosamente selecionados por sua relevância social, o PET-Cast teve por objetivo democratizar informações científicas e ampliar o espaço cultural para fora dos muros da Universidade. Atividades como esta, buscam trazer algo novo e inesperado para a rotina do dia a dia, de forma leve e pontual. Semanalmente, um grupo de petianos abordou assuntos diferentes como, o uso das redes sociais e seus efeitos no cérebro, opções de entretenimento durante a pandemia, educação sexual no ensino básico, o centenário de Paulo Freire, entre outros assuntos. Os episódios foram disponibilizados no canal do YouTube do grupo PET Educação, onde puderam ser acessados por qualquer pessoa, além da plataforma de compartilhamento de áudio Anchor. Tendo em vista os avanços tecnológicos que vivemos, é imprescindível que futuros docentes, como os integrantes do grupo PET Educação, sejam capazes de ampliar o know-how digital que possuem de forma a utilizar novas ferramentas didáticas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, é possível considerar que o projeto PET-Cast proporcionou aos idealizadores a oportunidade de ampliar seu conjunto de habilidades através do uso de programas de edição de imagens e áudio, além da oportunidade de melhorarem o gerenciamento e utilização das mídias sociais, usadas na divulgação do trabalho. Ademais, consideramos que esta atividade auxiliou na efetividade do trabalho em grupo no contexto do ensino superior, onde os alunos foram capazes de pesquisar tópicos de fontes científicas e resumir as produções técnico-científicas em uma conversa de linguagem fácil e popular. Por tudo isso, acreditamos que a iniciativa aqui apresentada teve papel social relevante, pois constituiu-se em uma fonte confiável de informação científica e ampliação do espaço cultural para a população. |