Resumo |
O presente projeto foi desenvolvido, de forma remota, com 8 bebês na faixa faixa etária de 0,4 a 0,11 meses do berçário, período matutino, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV. Sua execução ocorreu nos meses de março a junho de 2021, utilizando ferramentas digitais e ações que possibilitasse a criação de vínculos entre a equipe de sala, os bebês e seus familiares. A temática e idealização do projeto surgiram através de discussões e reflexões teóricas, acerca das primeiras descobertas que fazem parte do mundo dos bebês, cujo objetivo foi possibilitá-los experiências sensoriais, a partir das múltiplas formas de interagir com o mundo por meio de vivências lúdicas. O acompanhamento do projeto e do desenvolvimento dos bebês se deu através dos registros fotográficos e vídeos enviados pelas famílias, bem como dos relatos via WhatsApp. Através destes registros foi possível perceber o envolvimento das famílias e o protagonismo dos bebês ao fazer as descobertas sensoriais. O papel da família foi fundamental ao longo do desenvolvimento das ações do projeto, pois se configurou como uma “ponte” entre a equipe de sala e os bebês, desenvolvendo as atividades propostas. As ações estabelecidas pela equipe contemplaram os kits de materiais brincantes, uso da voz como possibilidade de interação professor/bebê e plataforma institucional Google Classroom. Tais práticas permitiram criarmos vínculos com os bebês, bem como estreitar a parceria entre instituição e família. Pelos retornos, percebemos que os bebês começaram a se reconhecer, conhecer as partes do próprio corpo, reconhecer o outro, como também a motivação ao conhecer e explorar as diferentes texturas, ampliando assim seus conhecimentos acerca do tema desenvolvido. Ainda que de forma remota, foi possível notar os saltos no desenvolvimento de cada bebê, bem como perceber o quanto as ações realizadas nos aproximaram e possibilitaram uma criação e manutenção de vínculos afetivos. Por meio dessas vivências, é possível afirmar que o trabalho com projeto na Educação Infantil, permite uma vasta gama de experiências e conhecimentos, que contemplem as múltiplas linguagens e os aspectos do desenvolvimento dos bebês, bem como a integração das famílias. |