"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15139

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Edilaine Patricia da Silva
Orientador LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO
Outros membros Laisa Medina Silva, Taynara Moreira dos Santos
Título Projeto: os bebês e as descobertas sensoriais
Resumo O presente projeto foi desenvolvido, de forma remota, com 8 bebês na faixa faixa etária de 0,4 a 0,11 meses do berçário, período matutino, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV. Sua execução ocorreu nos meses de março a junho de 2021, utilizando ferramentas digitais e ações que possibilitasse a criação de vínculos entre a equipe de sala, os bebês e seus familiares. A temática e idealização do projeto surgiram através de discussões e reflexões teóricas, acerca das primeiras descobertas que fazem parte do mundo dos bebês, cujo objetivo foi possibilitá-los experiências sensoriais, a partir das múltiplas formas de interagir com o mundo por meio de vivências lúdicas. O acompanhamento do projeto e do desenvolvimento dos bebês se deu através dos registros fotográficos e vídeos enviados pelas famílias, bem como dos relatos via WhatsApp. Através destes registros foi possível perceber o envolvimento das famílias e o protagonismo dos bebês ao fazer as descobertas sensoriais. O papel da família foi fundamental ao longo do desenvolvimento das ações do projeto, pois se configurou como uma “ponte” entre a equipe de sala e os bebês, desenvolvendo as atividades propostas. As ações estabelecidas pela equipe contemplaram os kits de materiais brincantes, uso da voz como possibilidade de interação professor/bebê e plataforma institucional Google Classroom. Tais práticas permitiram criarmos vínculos com os bebês, bem como estreitar a parceria entre instituição e família. Pelos retornos, percebemos que os bebês começaram a se reconhecer, conhecer as partes do próprio corpo, reconhecer o outro, como também a motivação ao conhecer e explorar as diferentes texturas, ampliando assim seus conhecimentos acerca do tema desenvolvido. Ainda que de forma remota, foi possível notar os saltos no desenvolvimento de cada bebê, bem como perceber o quanto as ações realizadas nos aproximaram e possibilitaram uma criação e manutenção de vínculos afetivos. Por meio dessas vivências, é possível afirmar que o trabalho com projeto na Educação Infantil, permite uma vasta gama de experiências e conhecimentos, que contemplem as múltiplas linguagens e os aspectos do desenvolvimento dos bebês, bem como a integração das famílias.
Palavras-chave Bebês, Famílias, Descobertas sensoriais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.