"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15132

ISSN 2237-9045
Instituição Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães/UFV-CAF.
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Emilie Christina de Oliveira Cabral
Orientador Wanderson Guimarães Silva
Outros membros MARCILIA DE SOUSA SILVA, Pedro Rodrigues do Canto Júnior
Título Uso de mapas mentais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física durante a pandemia.
Resumo DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL DO TRABALHO: O trabalho a seguir tem como tema central o uso dos mapas mentais nas aulas de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino de Pará de Minas-MG. PÚBLICO-ALVO: Estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio de Tempo Integral (aproximadamente 54 estudantes), 3º ano do Ensino Médio Regular (aproximadamente 13 estudantes) e Ensino Médio EJA (aproximadamente 64 estudantes), matriculados e frequentes. JUSTIFICATIVA: Quando falamos em Educação Física Escolar, a maioria das pessoas logo pensam em brincadeira, bola, recreio, entre outras classificações equivocadas, desconhecendo a riqueza de conteúdos que devem ser trabalhados em cada nível de ensino, de forma progressiva e que vão além da bola. Com a chegada da pandemia da Covid-19, os profissionais da rede estadual de ensino de Minas Gerais, precisaram se reinventar em busca de novos métodos e ferramentas que facilitassem o aprendizado dos conteúdos oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), através dos Planos de Estudos Tutorados (PET) e materiais complementares criados pelos professores, facilitando assim, o processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Percebendo que muitos estudantes apresentavam dificuldades no entendimento dos materiais disponibilizados, a equipe do Programa Residência Pedagógica, composta pelo preceptor e seus residentes, do núcleo Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães/UFV-CAF, passou a utilizar os mapas mentais como recurso pedagógico durante as aulas de Educação Física. OBJETIVO: Oportunizar aos estudantes acesso a mapas mentais como recurso pedagógico, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados durante o ano letivo de 2021. METODOLOGIA: A utilização de mapas mentais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães teve início em março de 2021, encontrando-se em andamento. Os mapas mentais foram e continuam sendo disponibilizados aos estudantes nas salas de aulas virtuais (grupos de WhatsApp das turmas e aplicativo conexão escola da SEE-MG). RESULTADOS: Observou-se que o uso dos mapas mentais, além de auxiliar os estudantes na compreensão dos conteúdos e atividades propostas, aumentou as devolutivas das atividades e facilitou a forma de estudar. Além de motivar a maioria dos estudantes a continuar nesse novo modo de ensinar, driblando suas limitações individuais junto à realização das atividades durante a pandemia, de forma não-presencial. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que, os mapas mentais nas aulas de Educação Física foram e estão sendo um excelente recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, durante a pandemia. Sugere-se que, todos os profissionais da educação busquem novas ferramentas de ensino, mesmo pós-pandemia e que não deixem perder a pedagogia da presença e relação professor-estudante.
Palavras-chave Educação Física, Mapas Mentais, Pandemia.
Forma de apresentação..... Vídeo
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