Resumo |
DESCRIÇÃO DO TEMA CENTRAL DO TRABALHO: O trabalho a seguir tem como tema central o uso dos mapas mentais nas aulas de Educação Física de uma escola da rede estadual de ensino de Pará de Minas-MG. PÚBLICO-ALVO: Estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio de Tempo Integral (aproximadamente 54 estudantes), 3º ano do Ensino Médio Regular (aproximadamente 13 estudantes) e Ensino Médio EJA (aproximadamente 64 estudantes), matriculados e frequentes. JUSTIFICATIVA: Quando falamos em Educação Física Escolar, a maioria das pessoas logo pensam em brincadeira, bola, recreio, entre outras classificações equivocadas, desconhecendo a riqueza de conteúdos que devem ser trabalhados em cada nível de ensino, de forma progressiva e que vão além da bola. Com a chegada da pandemia da Covid-19, os profissionais da rede estadual de ensino de Minas Gerais, precisaram se reinventar em busca de novos métodos e ferramentas que facilitassem o aprendizado dos conteúdos oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), através dos Planos de Estudos Tutorados (PET) e materiais complementares criados pelos professores, facilitando assim, o processo ensino-aprendizagem dos estudantes. Percebendo que muitos estudantes apresentavam dificuldades no entendimento dos materiais disponibilizados, a equipe do Programa Residência Pedagógica, composta pelo preceptor e seus residentes, do núcleo Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães/UFV-CAF, passou a utilizar os mapas mentais como recurso pedagógico durante as aulas de Educação Física. OBJETIVO: Oportunizar aos estudantes acesso a mapas mentais como recurso pedagógico, facilitando a compreensão dos conteúdos trabalhados durante o ano letivo de 2021. METODOLOGIA: A utilização de mapas mentais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física da Escola Estadual Professor Wilson de Melo Guimarães teve início em março de 2021, encontrando-se em andamento. Os mapas mentais foram e continuam sendo disponibilizados aos estudantes nas salas de aulas virtuais (grupos de WhatsApp das turmas e aplicativo conexão escola da SEE-MG). RESULTADOS: Observou-se que o uso dos mapas mentais, além de auxiliar os estudantes na compreensão dos conteúdos e atividades propostas, aumentou as devolutivas das atividades e facilitou a forma de estudar. Além de motivar a maioria dos estudantes a continuar nesse novo modo de ensinar, driblando suas limitações individuais junto à realização das atividades durante a pandemia, de forma não-presencial. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que, os mapas mentais nas aulas de Educação Física foram e estão sendo um excelente recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem, durante a pandemia. Sugere-se que, todos os profissionais da educação busquem novas ferramentas de ensino, mesmo pós-pandemia e que não deixem perder a pedagogia da presença e relação professor-estudante. |