Resumo |
Devido à Pandemia do COVID-19 várias áreas foram muito impactadas, dentre elas a Educação. Com a suspensão das aulas e somente após a Medida Provisória 934 do Ministério da Educação, as atividades retornaram de forma remota. A disciplina de Educação Física, como as demais disciplinas no Ensino Remoto, teve que se reinventar, saindo das instalações esportivas passando a utilizar os meios de tecnologias para repassar seus conteúdos, que são de suma importância, valorizam e enfatizam os saberes corporais. Com isso, o objetivo deste relato foi discutir como estava a participação dos estudantes do Ensino Fundamental II nas aulas de Educação Física em tempos de Pandemia. Esta pesquisa é um relato de experiência de caráter qualitativo descritivo e utilizou como coleta de dados a vivência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física em uma Escola Estadual de Viçosa/MG. A escola em questão tinha 275 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II. Para este relato foi analisada uma turma do 7º ano, com faixa etária compreendida entre 12 a 14 anos. Essa turma possuía, no 1º bimestre, 36 estudantes e no 2 bimestre 38 estudantes (devido a matrícula de 2 novos estudantes). Tendo em vista que as aulas não poderiam retornar presencialmente e pensando na prevenção da disseminação da Covid-19, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais criou o Plano de Estudo Tutorado (PET), que são disponibilizados bimestralmente, ou seja, 4 PETs no total, contendo os conteúdos que devem ser trabalhados em cada disciplina por nível de escolaridade, devendo ser seguido pelos professores como ferramenta de ensino para o regime de atividades não presenciais. Para esse estudo foi analisada a entrega das atividades semanais dos PETs dos estudantes no 1º bimestre (março/maio) e no 2º bimestre (maio/junho) de 2021. No 1 º bimestre o PET 1 foi dividido em 5 semanas, sendo identificado que 10 estudantes entregaram todas as atividades, 2 entregaram uma e 24 estudantes não entregaram nenhuma. No 2º Bimestre o PET 2 foi dividido em 6 semanas, sendo identificado que 4 estudantes entregaram todas as atividades, 1 estudante entregou 4, 1 entregou 3, 1 entregou 1 e 31 estudantes não entregaram nenhuma atividade semanal. Como uma segunda ferramenta de análise foi utilizado o Padlet, que é um mural online que possibilita que diversas pessoas publiquem nele. Nesse mural, os estudantes deveriam publicar uma foto sua praticando algum esporte, jogo ou brincadeira, caso não tivessem, poderiam publicar apenas um autorretrato e registrar seu nome, idade, esporte ou brincadeiras e jogos preferidos. Nesta dinâmica tivemos a participação de 3 estudantes. Foi observado que nesse período de pandemia houve baixa participação dos estudantes nas aulas de Educação Física, tendo poucas entregas do PET e do Padlet. Acreditamos que essa escassa participação está relacionada com a realidade do dia a dia de cada estudante ou problemas com tecnologia. |