"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15125

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lara Camargo de Oliveira
Orientador MIRELLA LIMA BINOTI
Outros membros Ingrid Luiza Viegas Silva, Ruama da Silva Lima
Título Dinâmicas de grupo para equipes de saúde: um livro pautado na interprofissionalidade
Resumo INTRODUÇÃO: Os indivíduos interagem mutuamente, desenvolvendo processos dinâmicos que incluem normas, papéis sociais, relações e efeitos sobre o comportamento. O termo “dinâmica de grupo” pode ser referenciado como uma ferramenta de estudo a fim de melhorar a convivência de uma coletividade. A partir da percepção das práticas e comportamentos dos colaboradores dentro de uma organização, pode ser incorporado também em serviços de saúde, promovendo uma atmosfera psicológica agradável e reproduzindo influências diretas sobre a satisfação dos seus participantes. OBJETIVOS: Desenvolver um material de apoio para um melhor entrosamento e convivência dos profissionais, propiciando um trabalho coeso e eficiente das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O livro propõe um compilado de dinâmicas de grupo, organizado por membros do Programa de Educação pelo Trabalho (PET) Saúde Interprofissionalidade, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre os anos de 2020 e 2021. A motivação para a produção de conteúdo nessa temática surgiu a partir da observação ativa do processo de trabalho e diálogos com a equipe da Estratégia de Saúde da Família do bairro São José/Cidade Nova de Viçosa, Minas Gerais. O livro apresenta 4 capítulos, contendo 74 exemplos de dinâmicas, divididos em 4 estilos: 1. “Quebra-Gelo”, com ênfase em momentos de descontração; 2. “Aproximação Interpessoal”, fortalecendo tanto o trabalhador quanto o usuário, mediante a valorização da área relacional; 3. “Comunicação”, visando o aprimoramento das formas de expressão; e, 4. “Interprofissionalidade e trabalho em equipe”, com atuação interdisciplinar e construção didática das práticas compartilhadas. Cada uma das dinâmicas conta com uma introdução, descrição dos seus objetivos, recomendação do número de participantes, materiais necessários, metodologia e uma sugestão de reflexão a ser levada ao grupo. Sugere-se que as dinâmicas sejam realizadas durante as reuniões periódicas da equipe, ou mesmo em ocasiões especiais. Assim, as atividades propostas têm como principal função proporcionar melhorias no clima organizacional, a fim de estimular reflexões e conscientizar os profissionais sobre pautas pertinentes. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: As avaliações dos membros da equipe responsável pelo material, assim como alguns feedbacks externos, foram muito satisfatórias quanto às temáticas, ilustrações, diagramação e possibilidades de aplicabilidade prática. O livro encontra-se em processo de solicitação do ISBN e ficha catalográfica, para posterior divulgação ao público alvo. CONCLUSÕES: Sabe-se que um ambiente de trabalho adequado contribui para efeitos positivos aos pacientes, profissionais e instituições. Assim, entende-se que um planejamento feito pela equipe visando a realização de um programa que inclua as dinâmicas propostas, concretize a prática interprofissional, e consequentemente, a qualidade da saúde dos profissionais e da assistência à população.
Palavras-chave Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Relações Interpessoais
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,62 segundos.