Resumo |
Introdução: Durante a pandemia imposta pelo novo coronavírus, a Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem suspendeu as atividades presenciais e adaptou a forma de trabalho para o modelo remoto, a fim de manter a continuidade do processo de aprendizado e compartilhamento de saberes. Objetivos: Relatar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem durante o período pandêmico. Descrição das principais ações: os membros da liga organizaram no primeiro semestre de 2021 um ciclo de palestras sobre a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem em diversas áreas de atuação. O cronograma contou com cinco palestras, com os seguintes temas: “Déficit no autocuidado para banho”, “Práticas de enfermagem no cateterismo venoso periférico”, “Construção e validação de instrumentos”, “Segurança do paciente no cateterismo venoso periférico” e “Assistência de Enfermagem ao cliente prostatectomizado”. A escolha dos temas teve por objetivo oferecer conhecimento sobre áreas de pesquisa de professores do Departamento de Medicina e Enfermagem relacionados à Sistematização da Assistência de Enfermagem. Todas as atividades foram realizadas a partir da utilização da plataforma virtual do Google Meet® e divulgadas no perfil da liga na rede social Instagram®, juntamente com o depoimento dos participantes, a fim de despertar o interesse da comunidade externa para a temática. Ao final do semestre foi proposta uma avaliação geral das atividades realizadas, a partir do preenchimento de um formulário do Google Forms®. Resultados alcançados até o momento: as palestras contaram com uma média de 10,6 participantes. Na avaliação final do semestre, 87,5% dos participantes consideraram “muito bom” o ciclo de palestras e 12,5% avaliaram como “bom”. Todos os participantes (100%) foram favoráveis à manutenção dessa modalidade de encontros para o próximo semestre letivo. No que se refere às vantagens do retorno das atividades na modalidade remota, os participantes destacaram a possibilidade de ouvir os profissionais e, consequentemente, se sentirem mais próximos da prática, ainda que de forma imaginária. No entanto, ainda lamentaram a ausência dos encontros presenciais, sobretudo pela dificuldade de manterem a concentração nessa modalidade de ensino. Conclusões: Apesar das limitações do modelo remoto, se fez notório que os esforços para dar continuidade aos estudos na Liga foram de grande valia, permitindo aos estudantes maior contato com a prática profissional do enfermeiro e entendendo a importância e aplicabilidade da sistematização da assistência. Ademais, o fortalecimento do uso de tecnologias digitais, como a rede social do Instagram® para divulgação das ações desenvolvidas permitiram maior difusão de conhecimentos, cumprindo o seu papel de ultrapassar as barreiras institucionais e levar informações para a comunidade externa. |