"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15121

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Luísa Canuto de Andrade
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros Diego Dias Paz, Joao Vitor Batista de Castro, LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS, MARISA DIBBERN LOPES CORREIA
Título Atividades remotas da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem: relato de experiência
Resumo Introdução: Durante a pandemia imposta pelo novo coronavírus, a Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem suspendeu as atividades presenciais e adaptou a forma de trabalho para o modelo remoto, a fim de manter a continuidade do processo de aprendizado e compartilhamento de saberes. Objetivos: Relatar as atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem durante o período pandêmico. Descrição das principais ações: os membros da liga organizaram no primeiro semestre de 2021 um ciclo de palestras sobre a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem em diversas áreas de atuação. O cronograma contou com cinco palestras, com os seguintes temas: “Déficit no autocuidado para banho”, “Práticas de enfermagem no cateterismo venoso periférico”, “Construção e validação de instrumentos”, “Segurança do paciente no cateterismo venoso periférico” e “Assistência de Enfermagem ao cliente prostatectomizado”. A escolha dos temas teve por objetivo oferecer conhecimento sobre áreas de pesquisa de professores do Departamento de Medicina e Enfermagem relacionados à Sistematização da Assistência de Enfermagem. Todas as atividades foram realizadas a partir da utilização da plataforma virtual do Google Meet® e divulgadas no perfil da liga na rede social Instagram®, juntamente com o depoimento dos participantes, a fim de despertar o interesse da comunidade externa para a temática. Ao final do semestre foi proposta uma avaliação geral das atividades realizadas, a partir do preenchimento de um formulário do Google Forms®. Resultados alcançados até o momento: as palestras contaram com uma média de 10,6 participantes. Na avaliação final do semestre, 87,5% dos participantes consideraram “muito bom” o ciclo de palestras e 12,5% avaliaram como “bom”. Todos os participantes (100%) foram favoráveis à manutenção dessa modalidade de encontros para o próximo semestre letivo. No que se refere às vantagens do retorno das atividades na modalidade remota, os participantes destacaram a possibilidade de ouvir os profissionais e, consequentemente, se sentirem mais próximos da prática, ainda que de forma imaginária. No entanto, ainda lamentaram a ausência dos encontros presenciais, sobretudo pela dificuldade de manterem a concentração nessa modalidade de ensino. Conclusões: Apesar das limitações do modelo remoto, se fez notório que os esforços para dar continuidade aos estudos na Liga foram de grande valia, permitindo aos estudantes maior contato com a prática profissional do enfermeiro e entendendo a importância e aplicabilidade da sistematização da assistência. Ademais, o fortalecimento do uso de tecnologias digitais, como a rede social do Instagram® para divulgação das ações desenvolvidas permitiram maior difusão de conhecimentos, cumprindo o seu papel de ultrapassar as barreiras institucionais e levar informações para a comunidade externa.
Palavras-chave Processo de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino remoto
Forma de apresentação..... Vídeo
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