Resumo |
Trata-se de um trabalho audiovisual para o ensino remoto em História, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa em parceria com a CAPES. A experimentação de ensino foi direcionada para alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Effie Rolfs na cidade de Viçosa-MG em 2021, e contou com o seguinte tema: Outros Protagonistas da Primeira Guerra Mundial. A realização deste trabalho teve duas motivações: primeiro, devido o atual cenário da pandemia mundial de covid-19, as atividades educacionais foram fortemente impactadas, fazendo-se necessário identificar as deficiências do ensino remoto emergencial para elaborar recursos didáticos e métodos viáveis que não comprometessem a qualidade da relação ensino/aprendizagem em História; segundo, compreendendo a importância da formação de cidadãos críticos, que saibam respeitar e acolher a diversidade humana, torna-se imprescindível promover formas de ensino que se integrem ao movimento da historiografia recente. A estratégia foi comunicar a mensagem de maneira que equilibre o conhecimento histórico da academia e o escolar, com o objetivo de fomentar a noção interpretativa da História em detrimento da ideia de uma narrativa de acontecimentos no tempo. Nesse sentido, procurou-se destacar a importância do exame diversificado dos eventos históricos através de outras fontes e perspectivas, de a mostrar outros atores sociais e seus protagonismos. A metodologia utilizada para a construção da videoaula foi a partir do conhecimento prévio dos estudantes da unidade escolar, complementando-os com a apresentação do vídeo, de forma a estimular o raciocínio crítico e reflexivo. Recorreu-se, portanto, a fontes visuais, principalmente fotografias que representavam as mulheres e os afro-americanos na Primeira Guerra Mundial. As imagens foram cuidadosamente discutidas, para não se tornarem objeto de ilustração, utilizando indagações para estimular o senso crítico e trabalhar a importância dos diversos protagonistas. Utilizou-se a tecnologia como instrumento para o Ensino de História, por meio de recursos pedagógicos dinâmicos, imagens, animação, narração e cores. O tempo de duração do vídeo foi de 10 minutos, para manter a objetividade e a aprendizagem efetiva. A partir dos comentários dos estudantes, verificou-se a eficácia da estratégia. A execução da videoaula proporcionou trabalhar com outros recursos, como tecnologia, edição e programação, sendo possível transmitir o conhecimento a partir da cultura digital. O PIBID nos proporcionou trabalhar com a realidade escolar durante a pandemia em modalidade remota, inserindo recursos pedagógicos alternativos para que essa experiência histórica tivesse relevância para a vida de todos os envolvidos. |