"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15113

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Nicolle Sthefane de Oliveira Lima
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Outros membros Allan Duarte Bhering
Título O ensino de história em tempos de pandemia: contribuições do ensino digital para a discussão sobre os protagonistas da história.
Resumo Trata-se de um trabalho audiovisual para o ensino remoto em História, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Viçosa em parceria com a CAPES. A experimentação de ensino foi direcionada para alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Effie Rolfs na cidade de Viçosa-MG em 2021, e contou com o seguinte tema: Outros Protagonistas da Primeira Guerra Mundial. A realização deste trabalho teve duas motivações: primeiro, devido o atual cenário da pandemia mundial de covid-19, as atividades educacionais foram fortemente impactadas, fazendo-se necessário identificar as deficiências do ensino remoto emergencial para elaborar recursos didáticos e métodos viáveis que não comprometessem a qualidade da relação ensino/aprendizagem em História; segundo, compreendendo a importância da formação de cidadãos críticos, que saibam respeitar e acolher a diversidade humana, torna-se imprescindível promover formas de ensino que se integrem ao movimento da historiografia recente. A estratégia foi comunicar a mensagem de maneira que equilibre o conhecimento histórico da academia e o escolar, com o objetivo de fomentar a noção interpretativa da História em detrimento da ideia de uma narrativa de acontecimentos no tempo. Nesse sentido, procurou-se destacar a importância do exame diversificado dos eventos históricos através de outras fontes e perspectivas, de a mostrar outros atores sociais e seus protagonismos. A metodologia utilizada para a construção da videoaula foi a partir do conhecimento prévio dos estudantes da unidade escolar, complementando-os com a apresentação do vídeo, de forma a estimular o raciocínio crítico e reflexivo. Recorreu-se, portanto, a fontes visuais, principalmente fotografias que representavam as mulheres e os afro-americanos na Primeira Guerra Mundial. As imagens foram cuidadosamente discutidas, para não se tornarem objeto de ilustração, utilizando indagações para estimular o senso crítico e trabalhar a importância dos diversos protagonistas. Utilizou-se a tecnologia como instrumento para o Ensino de História, por meio de recursos pedagógicos dinâmicos, imagens, animação, narração e cores. O tempo de duração do vídeo foi de 10 minutos, para manter a objetividade e a aprendizagem efetiva. A partir dos comentários dos estudantes, verificou-se a eficácia da estratégia. A execução da videoaula proporcionou trabalhar com outros recursos, como tecnologia, edição e programação, sendo possível transmitir o conhecimento a partir da cultura digital. O PIBID nos proporcionou trabalhar com a realidade escolar durante a pandemia em modalidade remota, inserindo recursos pedagógicos alternativos para que essa experiência histórica tivesse relevância para a vida de todos os envolvidos.
Palavras-chave Ensino de História, pandemia, recurso pedagógico digital.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.