"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15112

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana de Souza Lima Coutinho
Orientador LUANA VIEIRA TOLEDO
Outros membros ERICA TOLEDO DE MENDONCA, FLÁVIA FALCI ERCOLE, LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS, PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Título Estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos
Resumo Introdução: Com a transição demográfica e o aumento do número de idosos, evidencia-se uma maior demanda por profissionais responsáveis para auxiliar os idosos em suas atividades de vida diária, considerados como cuidadores. Diante da complexidade do processo de cuidar de uma pessoa idosa, é importante que o cuidador tenha um ensino de qualidade. Diferentes estratégias educativas podem ser utilizadas para a aquisição de conhecimentos dos cuidadores. Tendo em vista as funções que compõem a profissão do cuidador, torna-se importante estudar as diversas estratégias educativas que podem ser utilizadas na educação desse profissional, a fim de identificar as potencialidades e fragilidades de cada uma delas. Objetivos: identificar quais são as estratégias educativas utilizadas na capacitação de cuidadores de idosos descritas na literatura científica. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada em março de 2020, nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem, Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde, Bibliografia Brasileira de Odontologia, INDEX PSI periódicos, Centro Nacional de Informação de Ciências Médicas de Cuba e Pan American Health Organization - Institutional Repository for Information Sharing, Medical Literature Analysis and Tetrieval System Online e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Utilizou-se os descritores: “Training”, “Capacitación”, “Capacitação”, “Cursos de Treinamento", “Treinamento”, ”Health Human Resource Training", "Capacitación de Recursos Humanos en Salud", "Capacitação de Recursos Humanos em Saúde", "Capacitação de Recursos Humanos Especializados", "Formação Profissional em Saúde", "Health Education", "Educación en Salud", "Educação em Saúde", “Caregivers”, “Cuidadores”, “Cuidador”, "Health of the Elderly", "Salud del Anciano", "Saúde do Idoso", "Saúde da Pessoa Idosa" e "Saúde da Terceira Idade" combinados pelos operadores booleanos “and” e “or”. Foram incluídas as publicações em formato de artigo científico, disponíveis na íntegra, sem restrição de período de publicação. Foram excluídas as publicações duplicadas e que não atenderam ao objetivo do estudo. Resultados: das 195 publicações encontradas, 9 foram incluídas na amostra. Em relação às estratégias educativas adotadas, 5 (55,5%) artigos utilizaram aulas expositivas e treinamento prático, enquanto 4 (44,5%) artigos utilizaram grupos de discussão. No modelo expositivo, embora tenha sido significativo o ganho de conhecimento, não foram verificadas mudanças na prática. Os grupos de discussão, por sua vez, proporcionam ambiente de aprendizado para mudança significativa de comportamento mesmo a longo prazo. Conclusões: O grupo de discussão foi a estratégia que proporcionou aprendizado mais duradouro, com mudanças comportamentais a longo prazo. Propõe-se a somatória de estratégias educativas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cuidadores.
Palavras-chave Enfermagem, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Cuidadores.
Forma de apresentação..... Vídeo
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