Resumo |
O presente trabalho é resultado das atividades desenvolvidas com as crianças da sala 2 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, localizado na Universidade Federal de Viçosa-UFV. Para a escolha do tema “Conhecendo os Artistas Locais", algumas questões foram levadas em consideração, dentre elas, a construção da identidade, bem como ampliação dos repertórios artísticos, elegendo-se como subáreas as artes corporais, as musicais e as plásticas. De acordo com a teoria Piagetiana, é nessa faixa etária (2 anos de idade) que as crianças têm um grande salto no desenvolvimento de características como a personalidade e gostos. Neste sentido, é preciso que o professor apresente um grande leque de oportunidades, ampliando o repertório das artes. O projeto teve como principal objetivo aprsentar às crianças diferentes artes e artistas da nossa cidade Viçosa-Minas Gerais, localizada na Zona da Mata Mineira, além de fomentar o desejo de criação e apreciação das artes em diversos campos. E como objetivos específicos permitir que as crianças explorassem, interagissem e vivenciassem a arte em diversas áreas, tais como corporal, musical e plástica relacionadas a cultura de onde vivem. As atividades propostas neste projeto tiveram o intuito de estimular o fazer artístico observando a visão triangular: contextualizar, fazer e refletir, de maneira concreta, respeitando os limites e possibilidades desta faixa etária. A primeira atividade que foi realizada engloba as artes corporais, pressupondo-se que o corpo é o primeiro meio de expressão da criança. Para isso, é necessário estimular a criação e o desenvolvimento de movimentos como ressalta a BNCC em suas orientações, partindo do campo de experiência corpo, gesto e movimentos. Com a segunda atividade abordou-se as artes musicais, em termos estruturais adotou-se o mesmo modelo da primeira, porém agora com um artista da música, e em seguida as crianças foram convidadas a também cantarem. Nessa atividade, a música foi de escolha das crianças, como forma de conhecer o repertório musical delas. Para a terceira atividade, o foco foi nas artes plásticas. Apresentou-se às crianças, fotos de obras de artes feitas por dois artistas locais, a partir das quais as crianças fizeram releitura próprias. Conclui-se que, mesmo durante a pandemia, com criatividade, é possivel levar ás crianças atividades ricas e prazerosas, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizagem, reduzindo os impactos da pandemia. |