"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15105

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Isabella de Oliveira Santos
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Fernanda Arlinda Ferreira, Jéssica das Dôres de Moraes, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Conhecendo os Artistas Locais- Valorizando o Que Tenho Perto de Mim
Resumo O presente trabalho é resultado das atividades desenvolvidas com as crianças da sala 2 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil – LDI, localizado na Universidade Federal de Viçosa-UFV. Para a escolha do tema “Conhecendo os Artistas Locais", algumas questões foram levadas em consideração, dentre elas, a construção da identidade, bem como ampliação dos repertórios artísticos, elegendo-se como subáreas as artes corporais, as musicais e as plásticas. De acordo com a teoria Piagetiana, é nessa faixa etária (2 anos de idade) que as crianças têm um grande salto no desenvolvimento de características como a personalidade e gostos. Neste sentido, é preciso que o professor apresente um grande leque de oportunidades, ampliando o repertório das artes. O projeto teve como principal objetivo aprsentar às crianças diferentes artes e artistas da nossa cidade Viçosa-Minas Gerais, localizada na Zona da Mata Mineira, além de fomentar o desejo de criação e apreciação das artes em diversos campos. E como objetivos específicos permitir que as crianças explorassem, interagissem e vivenciassem a arte em diversas áreas, tais como corporal, musical e plástica relacionadas a cultura de onde vivem. As atividades propostas neste projeto tiveram o intuito de estimular o fazer artístico observando a visão triangular: contextualizar, fazer e refletir, de maneira concreta, respeitando os limites e possibilidades desta faixa etária. A primeira atividade que foi realizada engloba as artes corporais, pressupondo-se que o corpo é o primeiro meio de expressão da criança. Para isso, é necessário estimular a criação e o desenvolvimento de movimentos como ressalta a BNCC em suas orientações, partindo do campo de experiência corpo, gesto e movimentos. Com a segunda atividade abordou-se as artes musicais, em termos estruturais adotou-se o mesmo modelo da primeira, porém agora com um artista da música, e em seguida as crianças foram convidadas a também cantarem. Nessa atividade, a música foi de escolha das crianças, como forma de conhecer o repertório musical delas. Para a terceira atividade, o foco foi nas artes plásticas. Apresentou-se às crianças, fotos de obras de artes feitas por dois artistas locais, a partir das quais as crianças fizeram releitura próprias. Conclui-se que, mesmo durante a pandemia, com criatividade, é possivel levar ás crianças atividades ricas e prazerosas, contribuindo para seu desenvolvimento e aprendizagem, reduzindo os impactos da pandemia.
Palavras-chave Infância, Desenvolvimento Infantil, Artes
Forma de apresentação..... Vídeo
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