ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Uniredentor/Afya |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Enfermagem |
Setor |
Comissão de Recurso |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Érika de Fátima Magno Machado |
Orientador |
Kamila Muller Beazussi |
Outros membros |
Geiza Leite dos Santos, Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza , Tays Samuel Serra , Thamiris Bevilaqua de Andrade |
Título |
Tecnologia assistiva nos recursos didáticos no processo de alfabetização para crianças com deficiência visual: A interface da enfermagem na inclusão social |
Resumo |
O estudo em questão visa enaltecer os inúmeros benefícios do uso de tecnologias assistivas com intuito de promover o desenvolvimento das mesmas por parte dos profissionais de saúde, dentre eles o profissional de enfermagem. Tal estudo beneficia especialmente crianças deficientes visuais por meio da compreensão de como se dá seu aprendizado e elaboração de recurso didático que propicie uma melhor adaptação quanto a alfabetização. Como metodologia foi desenvolvida uma pesquisa embasada em artigos relacionados a temática e então se formulou a base do nosso projeto de pesquisa, onde por meio de formas simples, acessíveis, de baixo custo e alta qualidade se visa oferecer educação inclusiva e de qualidade a criança deficientes visuais, seja nas escolas, em casa ou em qualquer ambiente que busque oferecer desenvolvimento a criança. A Tecnologia Assistiva ainda é um termo novo, que vem sendo utilizado para reconhecer todo conjunto de recursos e serviços cooperam para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguma deficiência, visando assim uma vida independente e inclusão na sociedade. No presente trabalho buscamos alertar sobre a importância da inclusão social bem como do uso das tecnologias assistivas para promover uma educação inclusiva com qualidade e êxito. A investidura em tecnologias assistivas bem como o constante monitoramento da sua implementação no cotidiano de indivíduos portadores de necessidades especiais são ações que deve nortear os olhares e atitudes de profissionais e gestores atuantes na área de saúde. Superar as dificuldades e promover a inclusão de todos aos ambientes sociais adaptados ou não é a forma mais coerente de oferecer tecnologia assistiva, onde não se exclui nada e ninguém, no entanto trabalha formas de oferecer a esses indivíduos capacidade de adaptação e de desenvolvimento em meio a esse ambiente. Sabendo ainda que o custeio a esse investimento pode ser acessível e de baixo custo é indispensável que se alerte para a importância dos mesmos, pois oferecer uma educação de qualidade as crianças e aos jovens de hoje, sejam deficientes ou não é garantir que os futuros profissionais sejam de qualidade, que sejam profissionais compromissados com suas áreas de atuação e que façam com qualidade suas tarefas diárias. |
Palavras-chave |
alfabetização, tecnologia assistiva, crianças deficientes visuais. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |