"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15103

ISSN 2237-9045
Instituição Uniredentor/Afya
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Comissão de Recurso
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Érika de Fátima Magno Machado
Orientador Kamila Muller Beazussi
Outros membros Geiza Leite dos Santos, Kethley Karoline Furtado da Silva de Souza , Tays Samuel Serra , Thamiris Bevilaqua de Andrade
Título Tecnologia assistiva nos recursos didáticos no processo de alfabetização para crianças com deficiência visual: A interface da enfermagem na inclusão social
Resumo O estudo em questão visa enaltecer os inúmeros benefícios do uso de tecnologias assistivas com intuito de promover o desenvolvimento das mesmas por parte dos profissionais de saúde, dentre eles o profissional de enfermagem. Tal estudo beneficia especialmente crianças deficientes visuais por meio da compreensão de como se dá seu aprendizado e elaboração de recurso didático que propicie uma melhor adaptação quanto a alfabetização. Como metodologia foi desenvolvida uma pesquisa embasada em artigos relacionados a temática e então se formulou a base do nosso projeto de pesquisa, onde por meio de formas simples, acessíveis, de baixo custo e alta qualidade se visa oferecer educação inclusiva e de qualidade a criança deficientes visuais, seja nas escolas, em casa ou em qualquer ambiente que busque oferecer desenvolvimento a criança. A Tecnologia Assistiva ainda é um termo novo, que vem sendo utilizado para reconhecer todo conjunto de recursos e serviços cooperam para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguma deficiência, visando assim uma vida independente e inclusão na sociedade. No presente trabalho buscamos alertar sobre a importância da inclusão social bem como do uso das tecnologias assistivas para promover uma educação inclusiva com qualidade e êxito. A investidura em tecnologias assistivas bem como o constante monitoramento da sua implementação no cotidiano de indivíduos portadores de necessidades especiais são ações que deve nortear os olhares e atitudes de profissionais e gestores atuantes na área de saúde. Superar as dificuldades e promover a inclusão de todos aos ambientes sociais adaptados ou não é a forma mais coerente de oferecer tecnologia assistiva, onde não se exclui nada e ninguém, no entanto trabalha formas de oferecer a esses indivíduos capacidade de adaptação e de desenvolvimento em meio a esse ambiente. Sabendo ainda que o custeio a esse investimento pode ser acessível e de baixo custo é indispensável que se alerte para a importância dos mesmos, pois oferecer uma educação de qualidade as crianças e aos jovens de hoje, sejam deficientes ou não é garantir que os futuros profissionais sejam de qualidade, que sejam profissionais compromissados com suas áreas de atuação e que façam com qualidade suas tarefas diárias.
Palavras-chave alfabetização, tecnologia assistiva, crianças deficientes visuais.
Forma de apresentação..... Vídeo
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