"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15087

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Claudilene Barbosa da Silva
Orientador DOUGLAS HENRIQUE DE MENDONCA
Outros membros Anna Elisa Viana Brasileiro, Geovany Felipe Pereira Santos, Leandro Henrique Fernandes Sant' Ana
Título Uso de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de física no contexto do residência pedagógica em meio pandemia do covid-19
Resumo A pandemia do COVID-19 nos trouxe uma perspectiva diferente do ensino, senda agora chamado de período de ensino remoto. Essa migração foi necessária para manter o isolamento social e permitir os alunos a continuar os estudos e concluir a educação básica ou superior. Nesse sentido, os programas aplicados diretamente a educação também foram migrados como a Residência Pedagógica (RP), que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação dos licenciandos e os introduzir nas escolas de educação básica. O RP de Física atua no Ensino Médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf). No início do ensino a distância, a adaptação dos alunos, professores e residentes tornou-se algo obrigatório, mas sem a preparação ideal para isso. Neste trabalho temos como objetivo apresentar relatos de nossas experiências com o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de física no primeiro ano do Ensino Médio. As novas tecnologias e estratégias adotadas no ensino remoto validam o pensamento abordado, pois as vias digitais devem ser entendidas como uma “via de mão dupla”, em que ambos os personagens participam na condução do processo de ensino-aprendizagem, restabelecendo o ensinar e o aprender numa relação dialética – a qual não está em oposição ao ensino presencial. Algumas estratégias que foram e estão sendo utilizadas durante esse período de pandemia pelos residentes são: comunicação via WhatsApp, produção de vídeos resolvendo exercícios e provas, produção de um perfil no Instagram para liberar pequenos resumos da matéria (geralmente, os posts são liberados semanalmente de acordo com a quantidade de matéria abordada na sala de aula virtual), pesquisa por materiais complementares como sites, vídeos experimentais e simulações (na qual o simulador Phet é o mais usado e tem sido o mais eficiente), além das monitorias semanais em diversos dias da semana. Tudo isso é feito para que os alunos consigam ter diversas opções e experiências de meios de estudo diferentes. A pandemia trouxe para a sociedade um grande afastamento, porém os meios tecnológicos ajudaram o contato entre os professores, residentes e alunos. Foi permitido que os alunos enviassem perguntas nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram. Com isso, houve uma maior proximidade entre o aluno e o professor. Muitos alunos começaram a enviar perguntas relacionadas ao conteúdo proposto pelo professor, começaram a expor problemas pessoais e entre outros, tornando assim uma quebra da passividade dos estudantes. Em vista disso, é possível trazer à tona os resultados do Residência em meio a todo a esse contexto de pandemia e aos métodos e estratégias utilizadas durante o percurso. É possível identificar que as ferramentas que usamos, como as monitorias ou a comunicação pelo WhatsApp foram de extrema importância para a efetividade do projeto e a contribuição direta com os alunos.
Palavras-chave Residência pedagógica, pandemia, tecnologias digitais
Forma de apresentação..... Vídeo
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