Resumo |
A pandemia do COVID-19 nos trouxe uma perspectiva diferente do ensino, senda agora chamado de período de ensino remoto. Essa migração foi necessária para manter o isolamento social e permitir os alunos a continuar os estudos e concluir a educação básica ou superior. Nesse sentido, os programas aplicados diretamente a educação também foram migrados como a Residência Pedagógica (RP), que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação dos licenciandos e os introduzir nas escolas de educação básica. O RP de Física atua no Ensino Médio da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf). No início do ensino a distância, a adaptação dos alunos, professores e residentes tornou-se algo obrigatório, mas sem a preparação ideal para isso. Neste trabalho temos como objetivo apresentar relatos de nossas experiências com o uso das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de física no primeiro ano do Ensino Médio. As novas tecnologias e estratégias adotadas no ensino remoto validam o pensamento abordado, pois as vias digitais devem ser entendidas como uma “via de mão dupla”, em que ambos os personagens participam na condução do processo de ensino-aprendizagem, restabelecendo o ensinar e o aprender numa relação dialética – a qual não está em oposição ao ensino presencial. Algumas estratégias que foram e estão sendo utilizadas durante esse período de pandemia pelos residentes são: comunicação via WhatsApp, produção de vídeos resolvendo exercícios e provas, produção de um perfil no Instagram para liberar pequenos resumos da matéria (geralmente, os posts são liberados semanalmente de acordo com a quantidade de matéria abordada na sala de aula virtual), pesquisa por materiais complementares como sites, vídeos experimentais e simulações (na qual o simulador Phet é o mais usado e tem sido o mais eficiente), além das monitorias semanais em diversos dias da semana. Tudo isso é feito para que os alunos consigam ter diversas opções e experiências de meios de estudo diferentes. A pandemia trouxe para a sociedade um grande afastamento, porém os meios tecnológicos ajudaram o contato entre os professores, residentes e alunos. Foi permitido que os alunos enviassem perguntas nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram. Com isso, houve uma maior proximidade entre o aluno e o professor. Muitos alunos começaram a enviar perguntas relacionadas ao conteúdo proposto pelo professor, começaram a expor problemas pessoais e entre outros, tornando assim uma quebra da passividade dos estudantes. Em vista disso, é possível trazer à tona os resultados do Residência em meio a todo a esse contexto de pandemia e aos métodos e estratégias utilizadas durante o percurso. É possível identificar que as ferramentas que usamos, como as monitorias ou a comunicação pelo WhatsApp foram de extrema importância para a efetividade do projeto e a contribuição direta com os alunos. |