"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15084

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Microbiologia
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriela Chaves Ribeiro
Orientador NEWTON MORENO SANCHES
Outros membros Amanda de Oliveira Silva, Ana Maria Medeiros Oliveira
Título Macrofungos no campus UFV Florestal: um guia para o ensino.
Resumo Entre os organismos vivos conhecidos, talvez aqueles pertencentes ao reino Fungi sejam os mais injustiçados. Mesmo com os profundos avanços na sistemática biológica nas últimas décadas, grande parte dos currículos de Ciências Biológicas ainda vive uma realidade lineana com ênfase para Zoologia e Botânica. Apesar dos reinos Fungi, Arqueia e Bactéria possuírem uma diversidade de organismos superior aos reinos Plantae e Animalia, a grande maioria dos cursos de Ciências Biológicas abordam fungos, bactérias e arquéias em uma única disciplina: Microbiologia. Esta realidade reflete a abordagem da micologia nos ensinos fundamental e médio, onde os fungos são apenas superficialmente estudados. Esta situação contrasta com a importância que os fungos apresentam em nosso cotidiano, sendo responsáveis por diversos processos ecológicos e também por diversas aplicações em várias áreas de interesse humano. Considerando que a abordagem da micologia no ensino fundamental e médio compromete a compreensão dos alunos quanto a este importante grupo, além do fato de que os professores de ciências e biologia usualmente não tiveram uma abordagem adequada durante a sua licenciatura em ciências biológicas, este trabalho teve como objetivo construir um guia de coleta, identificação e acondicionamento de corpos de frutificação de fungos (macrofungos) que sirva de auxílio para os professores e facilite o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Para a confecção do guia inicialmente foi realizado o levantamento de corpos de frutificação de fungos coletados em uma área do Campus UFV Florestal, no município de Florestal (MG). A partir do levantamento realizado os espécimes coletados foram identificados, registrados por meio fotográfico e acondicionados. Os dados obtidos serviram como base para a elaboração de um guia de campo ilustrado de cogumelos, composto de chave de identificação visual e roteiro com técnicas adequadas para a manutenção e acondicionamento dos espécimes em laboratório de ensino. O produto final servirá como ferramenta prática de apoio aos professores além de atuar como instrumento paradidático que irá auxiliar no ensino, buscando despertar a curiosidade e a busca pelo prazer de construir o conhecimento.
Palavras-chave Palavras-chave: Cogumelos, Guia de campo ilustrado, Material paradidático.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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