"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15081

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Astronomia
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Mateus Bastos Soares
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros EVA MARIA DE SOUZA FERNANDES, FLAVIO MENDONÇA ALCANTARA
Título Utilização de recursos digitais, Ensino de Ciências, história e evolução das ideias científicas na compreensão do universo.
Resumo O propósito desse estudo visa verificar a efetividade da utilização de recursos tecnológicos, tais como aplicativos voltados para a observação astronômica e outros softwares relacionados ao tema, para o ensino e disseminação da Astronomia, enquanto forma de compreensão do Universo. No desenvolvimento dessa pesquisa, envolveram-se um aluno bolsista e cinco voluntários, todos estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Ao longo do período de estudo, foram realizados dois cursos - o primeiro curso foi realizado no ano de 2020 e o segundo em 2021 - que buscavam apresentar, ensinar e discutir alguns conceitos da astronomia. A base para a construção do material do evento foi o programa explorado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Este enfoque teve objetivo de estimular os estudantes de Ensino Médio por olimpíadas de conhecimento. Nesse contexto, devido ao caráter estritamente virtual dos eventos, ambos foram abertos aos alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental que se interessassem por essa ciência. Cada um dos cursos, consistiu em encontros em diferentes dias de aulas, com duração de aproximadamente uma hora, por meio da plataforma do Google Meet. Durante o evento, os alunos participantes do projeto, junto ao orientador e ministrantes convidados se organizaram de forma que, em duplas, expusessem dois temas a cada dia do curso. As aulas consistiam em apresentações que buscavam exibir e envolver os alunos - participantes como cursistas - pelo tema, assim como discutir os conceitos por meio da exposição através de aplicativos, como o Stellarium e o StarWalk 2. Desse modo, com a finalidade de investigar a eficácia da utilização desses recursos digitais na compreensão do Universo, elaborou-se um formulário que, junto aos resultados obtidos da OBA, tornaram possível analisar o envolvimento e o desempenho dos alunos cursistas, bem como a eficiência da metodologia de ensino utilizada na pesquisa. Ao final, os dados obtidos apontaram para um crescente interesse por parte dos estudantes em relação à Astronomia, avaliado durante os anos da ocorrência dos cursos e, também indicaram, no que diz respeito ao caráter quantitativo, um desempenho satisfatório por parte dos alunos que participaram do projeto como cursistas. Foi observado um grande desempenho por parte dos alunos cursistas e uma crescente conquista de medalhas durante estes últimos anos. Assim, é plausível afirmar que o projeto foi capaz de cumprir os objetivos estabelecidos, despertando o conhecimento das ciências e astronomia e estimulando a busca por novos conhecimentos além do esperado no conteúdo programático do ensino médio
Palavras-chave Astronomia, ensino, tecnologia.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.