Resumo |
O Programa de Educação Tutorial (PET) busca trabalhar a tríade ensino, pesquisa e extensão, em suas atividades e eventos. As atividades de extensão são aquelas em que a universidade promove a interação com a comunidade em que está inserida, criando um vínculo entre a instituição de ensino superior e a sociedade. Dessa forma, o PET Educação, que abrange os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal, durante a pandemia de COVID-19, em que as atividades presenciais estavam suspensas por tempo indeterminado, realizou o PET-Convida, que foram lives mensais realizadas no Instagram do grupo. Assim, o objetivo principal do PET-Convida foi informar e conscientizar os discentes, docentes e a comunidade em geral, sobre temas diversos relacionados à educação e cultura, de maneira leve e descomplicada, durante uma conversa entre um petiano e um especialista da temática do mês. As lives foram organizadas pelo grupo PET Educação entre os meses de Março e Julho de 2021. Depois de definir o tema do mês e o especialista que seria convidado, um petiano entrava em contato com o convidado para definir o melhor dia e horário para ambos. A divulgação da live era feita por meio das redes sociais do grupo PET Educação, e por lá também eram enviadas as perguntas que os espectadores da live desejavam que fossem respondidas pelos especialistas. No mês de março conversamos sobre as “Perspectivas e desafios da UFV para o ano de 2021”, com a Vice-Reitora da UFV, Dra. Rejane Nascentes. No mês de abril, conversamos com a Dra. Patrícia Claudia da Costa, fundadora do PET Educação, sobre os “10 anos do PET Educação”. Já no mês de maio foi a vez do professor Dr. Vinícius Catão falar um pouco sobre a “Educação de surdos na pandemia da Covid-19: direitos linguísticos e diferenças linguísticas”. No PET-Convida de Junho a doutoranda Yasmim Massioli, conversou sobre “dúvidas sobre o meio acadêmico”. E na última live do projeto, o professor Dr. Thiago Mendonça falou sobre o “Atual cenário do Ensino de Ciências no Brasil”. Como forma de avaliação, após cada live, o grupo discute e busca entender os pontos positivos e negativos de cada uma, para melhorar ou manter algumas ações. Percebe-se que os objetivos do PET-Convida foram alcançados, visto que o grupo conseguiu promover lives com uma linguagem descomplicada, em que os espectadores traziam suas perguntas e os especialistas sanavam as dúvidas levantadas. Além disso, considerando a audiência e interação nas lives, que teve uma média de 40 pessoas por mês, acredita-se que as temáticas escolhidas suscitaram a curiosidade da comunidade acadêmica. Dessa forma, pode-se dizer que as lives contribuíram grandemente na aproximação do conhecimento universitário com a sociedade. |