"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15062

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Probabilidade e estatística
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor EVELINE JUNIA BRANT MARIZ
Orientador FERNANDO DE SOUZA BASTOS
Outros membros GUARACI DE LIMA REQUENA
Título Aplicação do modelo de regressão logística em dados de rendimento dos candidatos do exame nacional do ensino médio
Resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado pela primeira vez em 1998 e desde então passou por diversas modificações. Nos dias atuais, ocupa posição de destaque no sistema nacional de avaliação, que também é composto pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de possuir elevada aceitação por parte da sociedade e ser a principal ferramenta de seleção de alunos para ingresso no Ensino Superior. Diante da magnitude e importância do exame na vida dos estudantes brasileiros e na sociedade, torna-se de grande relevância o seu estudo científico, por meio de diferentes metodologias e sob o prisma dos diversos ramos da ciência. Neste sentido, os objetivos deste trabalho foram avaliar, por meio de um modelo logístico de regressão, a participação de variáveis de características pessoais, educacionais e socioeconômicas no rendimento dos candidatos na prova do Enem, além de realizar uma análise descritiva das informações apresentadas no banco de dados disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O trabalho foi realizado considerando dados do Enem de 2018, sendo a variável resposta obtida a partir da nota final do candidato separada em seis categorias. Em seguida, foram definidas quinze covariáveis que comporiam o modelo, sendo estas classificadas entre características pessoais (cor/raça, estado civil, idade e sexo), educacionais (ano de conclusão do Ensino Médio, conclusão do Ensino Médio, tipo de escola e treineiro) e socioeconômicas (acesso a internet, computador em casa, escolaridade pai, escolaridade mãe, ocupação pai, ocupação mãe e renda). O modelo apresentou-se significativo e identificou uma relação sempre positiva entre o rendimento dos candidatos no exame, a renda, a escolaridade da mãe e cursar o Ensino Médio em escola da rede privada. Por outro lado, foi identificada relação negativa entre o rendimento do candidato e características como idade e raça/cor preta. Além do trabalho inferencial, em que se identificou a participação das variáveis no rendimento dos candidatos, a análise descritiva identificou, além de outras informações, que os candidatos da região sudeste tiveram o melhor rendimento no Enem 2018, no extremo oposto estão os candidatos da região Norte. Tais resultados apontam para a importância da manutenção/ampliação de políticas afirmativas que visam reduzir o impacto das desigualdades socioeconômicas históricas no resultado do exame.
Palavras-chave Enem, Regressão, Estatística
Forma de apresentação..... Vídeo
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