Resumo |
O projeto Residência Pedagógica (RP), financiado pela CAPES, teve a sua primeira edição na Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal, em meados de 2018. Nesta edição, suas atividades ocorreram de modo presencial. Com a parceria da Escola Estadual Serafim Ribeiro de Rezende (EESRR), do município de Florestal, o núcleo de Matemática desenvolve suas atividades com o auxílio de dois professores, dito preceptores, que ajudam na orientação dos residentes (alunos estagiários do projeto). Diante da nova realidade, a pandemia da Covid-19, o ano de 2020 teve sua segunda edição com suas atividades sendo realizadas de maneira remota. Um grande desafio, fazer atividades de estágio supervisionado sem ser presencial. As ferramentas digitais, dentre elas Whatsapp, Instagram, YouTube e MEET, foram grande aliadas. Com a criação do canal do YouTube nos conectamos com os alunos por meio de vídeoaulas semanalmente direcionadas para os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Já o Instagram era o meio para postagens de imagens com dicas e informações interessantes sobre o conteúdo abordado na semana do PET ( planos de Ensino Tutorados da Secretaria de Educação do Estado de MG) e também imagens e vídeos com resolução dos exercícios da referente semana. O Whatsapp se tornou nosso principal meio de comunicação, nele estávamos (e ainda estamos) à disposição para a retirada de quaisquer dúvidas dos alunos. As tarefas do RP não se esgotam em atividades de estágio com alunos do ensino básico. Há discussões teóricas, estudo de artigos e textos de divulgação científica, e confecção de materiais didáticos. Pelo MEET, temos nossas reuniões semanais com a docente orientadora juntamente com os preceptores. O contato dos residentes com os alunos da EESRR, além do Whatsapp, ocorre também por monitorias e tutorias com a presença dos preceptores pelo Meet. Contudo, enfrentamos algumas dificuldades nessa nova realidade, pois sendo algo inesperado e de última hora, muitos residentes sentiram falta de materiais adequados para realização das atividades remotamente, dentre estes materiais podemos citar a falta de uma internet adequada, mesa digitalizadora, câmeras para gravação de vídeo, microfone adequados, além de equipamentos de informática, tais como computadores/notebooks que suportam a realização de gravações e edições de vídeos. Mesmo assim crescemos, nos inspiramos e buscamos soluções. Até o dia de hoje nosso trabalho tem sido gratificante e inovador. Ganhamos muita experiência, aprendemos e nos superamos. Queremos com esta inscrição, apresentar a experiência adquirida até aqui no Residência Pedagógica, divulgar nosso projeto e motivação professores, estagiários e demais trabalhadores da área da educação. |