"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15057

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Guilherme Serra Francisco Pinel
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Daniel Ramos Oliveira, Geleandro de Souza da Silva
Título Produção de material didático para o ensino de Física em tempos de ensino emergencial remoto.
Resumo O presente trabalho tem o objetivo de descrever e avaliar os materiais didáticos produzidos no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa para o ensino de Física no momento de ensino emergencial remoto instaurado devido a pandemia do Sars-CoV-2, tendo como foco a construção de vídeos interativos. As atividades foram realizadas pelos residentes do curso de Licenciatura em Física que estão atuando na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) de Viçosa - MG com as turmas do Ensino Médio. Devido ao momento atípico de isolamento social, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais institucionalizou o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), onde os alunos têm acesso ao PET (Programa de Estudo Tutorado, apostila disponibilizada pela Secretaria), horários de atendimento com os professores pelo Google Classroom e uma aula semanal pela Rede Minas TV. Neste contexto, notou-se a necessidade de complementar e contextualizar o material fornecido pela SEEMG. Além disso, também houve uma baixa participação por parte dos alunos neste modelo. Mediante esta situação, foi realizada uma transposição didática dinâmica através da produção de vídeos. Estes abordaram os temas: Conservação de Energia, Vetor, Aceleração, Força, Ondulatória, Leis de Newton e a física por trás do Sars-CoV-2, das máscaras e do distanciamento social. Os vídeos tinham curta duração e faziam uso de muitas imagens ilustrativas, simulações e gifs. Na criação desses materiais foram utilizados os softwares: Adobe Premiere, Camtasia, PowerPoint, Phet Colorado e VideoScribe. E disponibilizados pelos professores por meio de: Google Drive, e-mail, Youtube e WhatsApp (grupos gerenciados pela secretaria da escola). Dessa forma, a experiência acarretou em um aumento na devolutiva das atividades por parte dos alunos e também ofereceu aos residentes maior capacitação na elaboração de material didático tecnológico. Sendo assim, os resultados evidenciaram que a utilização de vídeos interativos para o ensino de Física desperta o interesse e se mostram eficazes como estratégias de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Ensino, Física, vídeos.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.