Resumo |
O presente trabalho tem o objetivo de descrever e avaliar os materiais didáticos produzidos no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Viçosa para o ensino de Física no momento de ensino emergencial remoto instaurado devido a pandemia do Sars-CoV-2, tendo como foco a construção de vídeos interativos. As atividades foram realizadas pelos residentes do curso de Licenciatura em Física que estão atuando na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) de Viçosa - MG com as turmas do Ensino Médio. Devido ao momento atípico de isolamento social, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais institucionalizou o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), onde os alunos têm acesso ao PET (Programa de Estudo Tutorado, apostila disponibilizada pela Secretaria), horários de atendimento com os professores pelo Google Classroom e uma aula semanal pela Rede Minas TV. Neste contexto, notou-se a necessidade de complementar e contextualizar o material fornecido pela SEEMG. Além disso, também houve uma baixa participação por parte dos alunos neste modelo. Mediante esta situação, foi realizada uma transposição didática dinâmica através da produção de vídeos. Estes abordaram os temas: Conservação de Energia, Vetor, Aceleração, Força, Ondulatória, Leis de Newton e a física por trás do Sars-CoV-2, das máscaras e do distanciamento social. Os vídeos tinham curta duração e faziam uso de muitas imagens ilustrativas, simulações e gifs. Na criação desses materiais foram utilizados os softwares: Adobe Premiere, Camtasia, PowerPoint, Phet Colorado e VideoScribe. E disponibilizados pelos professores por meio de: Google Drive, e-mail, Youtube e WhatsApp (grupos gerenciados pela secretaria da escola). Dessa forma, a experiência acarretou em um aumento na devolutiva das atividades por parte dos alunos e também ofereceu aos residentes maior capacitação na elaboração de material didático tecnológico. Sendo assim, os resultados evidenciaram que a utilização de vídeos interativos para o ensino de Física desperta o interesse e se mostram eficazes como estratégias de ensino-aprendizagem. |