"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15046

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thaís Rafaela de Carvalho
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título CELIB REMOTO: Reflexões e desafios na divulgação e ensino da Libras em contexto de Pandemia
Resumo O Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB) teve suas ações iniciadas no ano de 2011, tornando-se parte do Programa de Extensão de Línguas (PRELIN), associado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Vinculado ao Departamento de Letras (DLA) da referida Instituição, o curso tem como objetivo principal oferecer oportunidades aos alunos dos cursos de licenciatura para lecionar como professores de Libras como segunda língua (L2) nas salas do CELIB, criando um espaço para a formação inicial e profissional desses futuros professores. A partir desse princípio, o CELIB oferece cursos de Libras em diferentes níveis, sendo esses: Libras 1 e 2 (básico); Libras 3 e 4 (intermediário); Libras 5 e 6 (avançado). Nesse sentido, é possível apoiar a formação continuada dos professores de Viçosa e região que dispõem-se em oferecer um ensino inclusivo. Por pertencer à UFV e seguir o calendário da Universidade, as atividades do projeto foram adaptadas durante os anos de 2020 e 2021, devido à pandemia do Covid-19. As ações que antes eram realizadas no campus ou na cidade de Viçosa, passaram a ser executadas de forma remota nas plataformas digitais como Google Meet, Zoom e YouTube, alcançando um número maior de participantes, além dos habitantes da região. Entre essas ações, foi realizado o Curso de Treinamento de Professores (CTP), que eram encontros semanais via Google Meet que tiveram como objetivo discutir e refletir sobre os fundamentos linguísticos e pedagógicos no ensino de Libras como L2. Além disso, foi realizado o “Setembro Surdo”, evento que teve como intuito discutir sobre o tema “Literatura Surda ou Visual”. Por ter sido realizado por meio de plataformas digitais, como YouTube e Google Meet, a participação foi expressiva e contou com a presença de Surdos de diferentes estados do Brasil. Ainda, como tentativa de manter o contato com os alunos e divulgar o projeto, foram produzidos vídeos em Libras que apresentavam o curso e seus objetivos. Tais vídeos foram legendados em Língua Portuguesa e disponibilizados no canal do YouTube do CELIB. Para mais, foram ministradas aulas e webinários via Google Meet com o intuito de ensinar a Libras por meio de materiais adaptados, vídeo aulas e plataformas digitais de aprendizado. Por fim, vêm sendo realizadas reuniões mensais com a equipe do CELIB, visando o treinamento dos professores e a melhoria das estratégias de ensino, em busca do oferecimento de curso de Libras que atendam as expectativas e especificidades da língua de sinais e do ensino remoto. Portanto, ainda que o ensino remoto apresente limitações e dificuldades na realização das ações, acredita-se que por meio dessa readaptação do plano de trabalho e na exploração das diferentes tecnologias, é possível promover acessibilidade e inclusão das pessoas Surda, já que por é meio delas que a Libras passa a ser divulgada e legitimada na comunidade ouvinte.
Palavras-chave Libras, formação de professores, ensino e aprendizado de segunda língua
Forma de apresentação..... Vídeo
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