Resumo |
Apesar dos avanços no processo de ensino/aprendizagem, como o surgimento das pedagogias progressistas, muitos educadores ainda usam exclusivamente métodos de ensino ligados à pedagogia tradicional, tendo o professor como centro do processo. Por outro lado, na pedagogia progressista tem-se como princípio o estudante como centro do processo de ensino/aprendizagem, com o ensino baseado em motivação, experiências, solução de problemas e no aprender fazendo, sendo o professor um mediador da aprendizagem. Partindo desse pressuposto e apoiados nas novas tecnologias, o uso de Podcasts como ferramenta de auxílio para o processo de ensino/aprendizagem de determinados conteúdos torna-se uma estratégia a ser considerada, especialmente no atual cenário de pandemia de COVID-19. Podcasts são conteúdos realizados em áudio, semelhante ao rádio, com a diferença que o ouvinte pode escutar os mesmos no horário que quiser, por meio da disponibilização desses áudios em plataformas de streaming como Anchor, Spotify, Deezer e Youtube, tendo por intuito abordar temas diversos com um discurso claro, leve e lúdico, de forma a levar ao ouvinte informações e opiniões sobre a temática abordada. O PETcast é o Podcast do Programa de Educação Tutorial (PET) Educação da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. O objetivo principal do PETcast, enquanto ferramenta educacional, é divulgar o conhecimento acadêmico como alternativa para estimular o efetivo desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Além disso, o PETcast pode promover a democratização das opiniões e percepções por proporcionar momentos de escuta entre os petianos e melhorar a oratória dos mesmos, possibilitando assim, grande contribuição para suas formações acadêmicas e docentes. Cada episódio dos PETcasts ocorreu trimestralmente, com a participação de 3 a 5 estudantes petianos, que determinavam um tema, com base em sua relevância para a formação educacional, cultural ou social. Após a gravação do PETcast, o conteúdo era divulgado em plataformas de streaming, e também é divulgado nas redes sociais do grupo PET Educação, tendo duração média de 8 a 15 minutos. Como principais resultados provenientes dessa atividade, tivemos um expressivo número de ouvintes, compartilhamentos e comentários nas plataformas nas quais os áudios foram disponibilizados. Além disso, essa atividade também resultou em um aumento das discussões realizadas ao longo das reuniões entre os membros do grupo, tanto para a definição dos temas, quanto para a reflexão sobre o material produzido. Assim, é possível considerar que, os PETcasts, enquanto estratégia de ensino/aprendizagem, promoveram o contato dos petianos com recursos de áudio e mídia, além de diversas discussões sobre assuntos relacionados à educação, cultura e tecnologia, sendo tais discussões enriquecedoras tanto para a formação acadêmica dos petianos, quanto para a formação cidadã dos ouvintes. |