Resumo |
Introdução: A rápida disseminação geográfica do novo Coronavírus, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretasse em março de 2020 uma pandemia. A doença é causada pelo SARS-CoV-2, e uma das formas de transmissão é pelo contato por gotículas e por aerossóis presentes na fala, na tosse, no espirro ou durante procedimentos que envolvam o trato respiratório e gerem aerossóis. Pensando na disponibilidade de recursos e escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) propuseram a criação e produção desses equipamentos. Objetivo: relatar a experiência de um projeto de extensão cujo objetivo era desenvolver e produzir EPI, além de oferecer curso de capacitação à comunidade. Descrição das principais ações: Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas pela equipe de um projeto de extensão. As ações foram realizadas entre setembro a julho de 2021, e contou com a participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação em áreas diversas do conhecimento, como medicina, enfermagem, bioquímica, arquitetura e engenharia elétrica, além do apoio de diversos setores da universidade. Após a discussão das propostas optaram por soluções tecnológicas que poderiam ajudar os profissionais de saúde no enfrentamento do COVID-19 que pudessem ser produzidas dentro da instituição com custo baixo para o desenvolvimento dos EPIs. Resultados alcançados: Primeiramente houve aquisição dos materiais e insumos necessários para a produção dos EPIS. A Produção foi de 60 mil máscaras cirúrgicas, 4 mil face shields e 16 cápsulas acrílicas. Além disso, houve capacitação, treinamento e oferecimento de curso envolvendo mulheres da comunidade interessadas em curso de introdução ao corte e costura, visando a formação de mão-de-obra habilitada à utilização dessa tecnologia, na produção de máscaras cirúrgicas. Também a capacitação, treinamento e oferecimento de curso envolvendo os jovens da comunidade, visando a formação de mão-de-obra, capacitação na utilização do software de modelagem para impressão 3D, para análise de fatiamentos dos protótipos e otimização do processo produtivo, capacitação na utilização da impressora 3D, corte a laser, montagem, configuração, ajustes e manutenção. Os materiais foram produzidos e entregues aos 30 municípios da Regional de Saúde de Ponte Nova. Conclusões: Fica evidenciado o papel que a instituição possui não só na formação de profissionais em diversas áreas, mas também demonstra a importância do papel da universidade para a sociedade, ainda mais no enfrentamento do COVID-19. Além disso, podemos observar que a multidisciplinaridade entre os setores e o conhecimento produzido na universidade deve estar voltado ao desenvolvimento de tecnologias e para o bem comum. |