Resumo |
O trabalho resulta de uma pesquisa concluída sobre as práticas pedagógicas das docentes em sala de aula de uma escola de Educação Infantil, com crianças de zero a três anos, considerando o período de 2020 a 2021. Tem como objetivo geral conhecer e compreender as experiências sobre práticas pedagógicas a partir das narrativas das docentes e de uma coordenadora pedagógica, que atuam na Educação Infantil de zero a três anos, em uma escola particular de Viçosa-MG. Os objetivos específicos são: (a) identificar a importância das práticas pedagógicas para o trabalho das docentes de Educação Infantil de zero a três anos; (b) compreender como essas práticas pedagógicas interferem no desenvolvimento de crianças de zero a três anos, conforme as percepções das professoras e da coordenadora; (c) conhecer e discutir a partir das narrativas das docentes de Educação Infantil as diferentes concepções sobre práticas pedagógicas. A pesquisa busca responder a seguinte questão: Como são construídas as práticas pedagógicas nas narrativas das docentes que atuam na Educação Infantil de zero a três anos em uma escola particular de Viçosa-MG? Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de um estudo de caso tendo como metodologia a narrativa autobiográfica, e a entrevista narrativa com duas professoras e a Coordenadora Pedagógica de uma escola particular de Viçosa-MG. Após a submissão do projeto na Plataforma Brasil e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP-UFV), a coleta de informações ocorreu em junho de 2021. Os resultados obtidos foram analisados com base nos conceitos da teoria crítica, a qual compõe a base teórica do estudo. A partir do conceito “didática fundamental” (Vera Maria Candau) e as ideias da “teoria histórico-crítica” (Demerval Saviani) foi possível associar a relação dessas com a teoria histórico cultural e suas contribuições para o trabalho docente na educação infantil (Sonia Regina Teixeira e Ana Paula de Araujo Barca) e os estudos sobre as narrativas de docentes que atuam nesse segmento apontam a importância da ludicidade (Vera Bacelar). Como resultado da pesquisa, o subtítulo “trabalho docente: concepções sobre práticas pedagógicas na educação infantil” explicita as práticas narradas pelas docentes e pela coordenadora da escola, as quais apresentam uma coerência entre estudos científicos presentes nas obras dos principais autores e autoras estudados. Por fim, a partir das narrativas das docentes e da coordenadora, a pesquisa concluiu que as práticas pedagógicas narradas formam uma tríade sustentadas na a) Base Nacional Comum Curricular (BNCC), b) a proposta pedagógica da escola, e, por fim c) nos interesses das crianças. Há uma ênfase que ressalta a importância da ludicidade, do brincar, do cuidar e educar. |