"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15024

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thays de Faria Silva
Orientador ELEN MACHADO TAVARES
Outros membros MARIA TEREZA FERNANDINO EVANGELISTA
Título Trabalho docente: Educação Infantil e Didática um caminho de descobertas
Resumo O trabalho resulta de uma pesquisa concluída sobre as práticas pedagógicas das docentes em sala de aula de uma escola de Educação Infantil, com crianças de zero a três anos, considerando o período de 2020 a 2021. Tem como objetivo geral conhecer e compreender as experiências sobre práticas pedagógicas a partir das narrativas das docentes e de uma coordenadora pedagógica, que atuam na Educação Infantil de zero a três anos, em uma escola particular de Viçosa-MG. Os objetivos específicos são: (a) identificar a importância das práticas pedagógicas para o trabalho das docentes de Educação Infantil de zero a três anos; (b) compreender como essas práticas pedagógicas interferem no desenvolvimento de crianças de zero a três anos, conforme as percepções das professoras e da coordenadora; (c) conhecer e discutir a partir das narrativas das docentes de Educação Infantil as diferentes concepções sobre práticas pedagógicas. A pesquisa busca responder a seguinte questão: Como são construídas as práticas pedagógicas nas narrativas das docentes que atuam na Educação Infantil de zero a três anos em uma escola particular de Viçosa-MG? Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de um estudo de caso tendo como metodologia a narrativa autobiográfica, e a entrevista narrativa com duas professoras e a Coordenadora Pedagógica de uma escola particular de Viçosa-MG. Após a submissão do projeto na Plataforma Brasil e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP-UFV), a coleta de informações ocorreu em junho de 2021. Os resultados obtidos foram analisados com base nos conceitos da teoria crítica, a qual compõe a base teórica do estudo. A partir do conceito “didática fundamental” (Vera Maria Candau) e as ideias da “teoria histórico-crítica” (Demerval Saviani) foi possível associar a relação dessas com a teoria histórico cultural e suas contribuições para o trabalho docente na educação infantil (Sonia Regina Teixeira e Ana Paula de Araujo Barca) e os estudos sobre as narrativas de docentes que atuam nesse segmento apontam a importância da ludicidade (Vera Bacelar). Como resultado da pesquisa, o subtítulo “trabalho docente: concepções sobre práticas pedagógicas na educação infantil” explicita as práticas narradas pelas docentes e pela coordenadora da escola, as quais apresentam uma coerência entre estudos científicos presentes nas obras dos principais autores e autoras estudados. Por fim, a partir das narrativas das docentes e da coordenadora, a pesquisa concluiu que as práticas pedagógicas narradas formam uma tríade sustentadas na a) Base Nacional Comum Curricular (BNCC), b) a proposta pedagógica da escola, e, por fim c) nos interesses das crianças. Há uma ênfase que ressalta a importância da ludicidade, do brincar, do cuidar e educar.
Palavras-chave Trabalho docente, Práticas pedagógicas, Educação infantil.
Forma de apresentação..... Vídeo
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