Resumo |
O mundo sempre está vivendo diferentes mudanças sejam elas climáticas, sociais e principalmente tecnológicas. Alguns falam que as crianças de hoje já nascem sabendo usar o celular, notebook ou tablet, ou seja, já nascem conectadas ao mundo. O ponto não é discutir se isso é bom ou ruim e sim aceitar que essa é a nova realidade e propor alternativas que faça com que a educação seja atrativa para a nova geração. Recentemente as redes sociais foram tomadas pelo termo “cringe” que seria o que os milênios fazem que deixam a geração Z constrangida. O fato é que para ensinar as duas gerações precisam ter uma “linguagem em comum'', se entenderem, porém, como fazer isso? A internet une às duas gerações principalmente em meio a pandemia da covid-19 que inicialmente teria duração de duas semanas e após um ano e quatro meses a situação ainda é difícil. Com o início do isolamento e consequentemente paralisação das aulas a Secretaria de Educação de Minas Gerais criou os planos de estudos tutorados (PET) como medida emergencial foi ótimo, contudo, ao decorrer do ano os estudantes se acomodaram, pois, entregando o pet estando certo ou não eles passariam de série e não terem colocado as aulas no google meet como obrigatórias ajudaram para a inércia dos estudantes. A pandemia evidenciou vários problemas que o ensino já tinha e estavam sendo ignorados há um tempo, mas também trouxe várias ferramentas digitais que são educacionais e outras que podem ser utilizadas como e ajudar em uma “linguagem comum''. O tik tok, wordwall, kahoot, mentimeter, reels do instagram e o youtube que era uma ferramenta de ensino se tornou ainda mais com os study vlog e study with me incentivando as pessoas a estudar, além de professores, fazendo vídeos curtos para ensinar um conteúdo de forma diferente. É dessa forma que as duas gerações precisam se conectar, visto que é mais fácil compreender um conteúdo a partir de acontecimentos que já fazem parte do dia a dia deles, por exemplo, ensinar conceitos fundamentais da geografia através do mapa de free fire. Outra alternativa para a ausência do livro físico didático sem ser o PET que a Secretaria poderia ter criado são os livros digitais, dado que trazem o conteúdo mais aprofundado. De modo a incentivar e amenizar a acomodação dos estudantes empregarei as seguintes plataformas: wonderwall, kahoot e mentimeter e atividades em grupo para ajudá-los a entender o conteúdo. |