"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15012

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Isabela Barbosa Cesario Aguiar
Orientador EDSON SOARES FIALHO
Título Plataformas digitais como ferramentas educacionais
Resumo O mundo sempre está vivendo diferentes mudanças sejam elas climáticas, sociais e principalmente tecnológicas. Alguns falam que as crianças de hoje já nascem sabendo usar o celular, notebook ou tablet, ou seja, já nascem conectadas ao mundo. O ponto não é discutir se isso é bom ou ruim e sim aceitar que essa é a nova realidade e propor alternativas que faça com que a educação seja atrativa para a nova geração. Recentemente as redes sociais foram tomadas pelo termo “cringe” que seria o que os milênios fazem que deixam a geração Z constrangida. O fato é que para ensinar as duas gerações precisam ter uma “linguagem em comum'', se entenderem, porém, como fazer isso? A internet une às duas gerações principalmente em meio a pandemia da covid-19 que inicialmente teria duração de duas semanas e após um ano e quatro meses a situação ainda é difícil. Com o início do isolamento e consequentemente paralisação das aulas a Secretaria de Educação de Minas Gerais criou os planos de estudos tutorados (PET) como medida emergencial foi ótimo, contudo, ao decorrer do ano os estudantes se acomodaram, pois, entregando o pet estando certo ou não eles passariam de série e não terem colocado as aulas no google meet como obrigatórias ajudaram para a inércia dos estudantes. A pandemia evidenciou vários problemas que o ensino já tinha e estavam sendo ignorados há um tempo, mas também trouxe várias ferramentas digitais que são educacionais e outras que podem ser utilizadas como e ajudar em uma “linguagem comum''. O tik tok, wordwall, kahoot, mentimeter, reels do instagram e o youtube que era uma ferramenta de ensino se tornou ainda mais com os study vlog e study with me incentivando as pessoas a estudar, além de professores, fazendo vídeos curtos para ensinar um conteúdo de forma diferente. É dessa forma que as duas gerações precisam se conectar, visto que é mais fácil compreender um conteúdo a partir de acontecimentos que já fazem parte do dia a dia deles, por exemplo, ensinar conceitos fundamentais da geografia através do mapa de free fire. Outra alternativa para a ausência do livro físico didático sem ser o PET que a Secretaria poderia ter criado são os livros digitais, dado que trazem o conteúdo mais aprofundado. De modo a incentivar e amenizar a acomodação dos estudantes empregarei as seguintes plataformas: wonderwall, kahoot e mentimeter e atividades em grupo para ajudá-los a entender o conteúdo.
Palavras-chave Ferramentas educacionais, digitais, linguagem comum e gerações.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,66 segundos.