Resumo |
Com o objetivo de analisar o desempenho na área de Ensino, Pesquisa e Extensão de Universidades, muitos especialistas utilizam rankings construídos por instituições variadas. Alguns desses rankings comparam Instituições de ensino de todo o mundo e utilizam diferentes atributos para avaliar as universidades e ranqueá-las. Rankings de avaliações globais são uma forma de incentivar as universidades a se aperfeiçoarem para obter maior destaque e serem referência tanto para a comunidade acadêmica como para o mundo. Dessa forma, haverá maior interesse de futuros universitários e maiores possibilidade de investimentos em melhorias no Ensino e Pesquisa tanto de órgãos públicos quanto privados. Em nosso trabalho utilizamos os resultados do CWTS Leiden Ranking, que é um ranking global de universidades, cujo os indicadores são baseados exclusivamente em bibliometria, ou seja, o Leiden Ranking utiliza métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir seus indicadores. O Leiden Ranking não cria uma lista única com as melhores universidades, ele disponibiliza uma série de indicadores ao usuário para que o mesmo possa proceder comparações e concluir, de acordo com seus parâmetros, quais são as melhores universidades do mundo. Dentre os indicadores criados pelo ranking, podemos dividi-los por quatro categorias principais: indicadores de impacto científico, indicadores de colaboração, indicadores de acesso aberto e indicadores de gênero. Com o objetivo de criar e apresentar uma análise gráfica mais detalhada, com foco principal nas universidades brasileiras, criamos um dashboard interativo com o uso da linguagem de programação R e o pacote Shiny. Nosso aplicativo pode ser visualizado no endereço https://isabellaramos.shinyapps.io/LeidenRanking/. Acreditamos que o mesmo pode ser uma ferramenta útil para gestores, professores e estudantes de instituições de Ensino Superior ao avaliar a qualidade e o impacto de suas pesquisas e também para fazer comparações com outras instituições do país. |