"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15006

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Josemara Rodrigues dos Santos
Orientador NATALIA GONCALVES DE SOUZA SANTOS
Outros membros Ana Carolyne Pires Barbosa, Ana Claudia Mello da Silva, Diana Vaz Carvalho, Larissa das Dores Soares, Patricia Pereira de Sousa, Renan Menicucci Ferreira Souza
Título Diários do Confinamento : O Diário de Anne Frank e o Contexto da Pandemia.
Resumo A necessidade de repensar o contexto dos estágios supervisionados obrigatórios devido à pandemia e à implantação dos períodos remotos (PERs) na Universidade Federal de Viçosa fez com que surgisse esse projeto de extensão. Desse modo, o projeto procurou propiciar aos discentes da disciplina Estágio Supervisionado de Literatura Brasileira e Portuguesa possibilidades significativas de intervenção no campo de estágio, considerando as dificuldades colocadas pelo ensino remoto à realização de atividades de observação e de regência. Ele foi aplicado nas escolas em que os estudantes realizaram seus estágios, contemplando um público que foi do segundo ciclo do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Buscou, para além de apresentar, por meio de áudios, a obra Diário de Anne Frank aos alunos que, porventura, não a conhecessem, que a audição desses trechos propiciasse reflexões acerca de temas como a exclusão e o preconceito, o processo de amadurecimento do jovem, a situação de isolamento social vivenciada pela protagonista e pelos próprios adolescentes, ao longo da pandemia do novo Coronavírus. A escolha dessa obra se deve a pesquisas acadêmicas que a apontam como uma das obras mais lidas pela faixa etária do público-alvo deste projeto. Um dos fatores de apelo da obra junto a esse público leitor é justamente o da identificação, o que dá margem para se pensar o ensino de literatura por meio do conceito de ‘letramento literário’ que toma a literatura como um trabalho não pragmático com a linguagem, sendo, portanto, capaz de comportar inúmeras vivências, inclusive a da alteridade, que é a que se buscou nesta atividade. A primeira ação principal do projeto foi a disponibilização de oito áudios em uma playlist do aplicativo Spotify, denominada “Diários do Confinamento”. A segunda ação foi convidar os alunos que ouviram a rodada de histórias a, por meio de áudio e considerando o gênero diário, compartilharem as suas próprias experiências ao longo do confinamento. O material produzido por eles foi agrupado no Youtube, em forma de podcast, intensificando assim a experiência de trocas humanas que se dá por meio da literatura, bem como o convívio e o respeito por experiências diversas. Portanto, os participantes, professores em formação, empregaram diferentes estratégias e meios de divulgação para ensinar literatura, de modo que o conhecimento fosse acessível e fascinante para os atendidos pelo projeto.
Palavras-chave ESTÁGIO, LITERATURA, DIÁRIO DE ANNE FRANK
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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