"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 15002

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raquel Alves Bozzi
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Outros membros THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Produções Científicas sobre a Educação em Ciências voltada à estudantes surdos
Resumo O presente trabalho traz um recorte da pesquisa “Educação em Ciências voltada à estudantes surdos: uma análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFV e aprovada pelo Conselho de Ética em Pesquisa em outubro de 2020. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um meio de comunicação legal, conforme disposto na Lei nº 10.436/02. Atualmente, a disciplina de Libras faz parte da formação dos professores em virtude do Decreto nº 5.626/05. Entretanto, é necessário articular uma discussão mais ampla sobre a inclusão dos surdos e a formação dos professores de Ciências, não se limitando apenas a essa disciplina. Isso porque os professores são profissionais fundamentais para favorecer a construção do conhecimento científico pelos estudantes surdos. Portanto, seus conhecimentos sobre os aspectos culturais dos surdos devem perpassar pelo contato com a Libras. Diante disso e da vasta produção acadêmica atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para verificar a presença de pesquisas voltadas à formação de professores das Ciências da Natureza, as tendências de temáticas trabalhadas e as eventuais lacunas. O corpus de análise foi proveniente das plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos CAPES. As buscas foram realizadas usando a combinação dos descritores “Educação de Surdos”, “Educação em Ciências”, “Ensino de Ciências”, “Licenciatura em Ciências”, “Licenciatura em Biologia”, “Licenciatura em Física”, “Licenciatura em Química”, “Formação de Professores”, “Formação Docente” e retornaram um total de 323 trabalhos, sendo 54 trabalhos alinhados aos descritores e 269 não alinhados. Dos 54 trabalhos, filtrou-se as repetições, resultando ao final em 24 trabalhos. Estes foram submetidos à análise de conteúdo, em que foi identificado o foco de estudo de cada e criadas cinco categorias emergentes para agrupá-los, sendo: Estratégias Metodológicas (n=8); Questões Terminológicas (n=4); Aprendizagem dos Estudantes Surdos (n=4); Trabalhos Bibliográficos (n=3); e Professores e Intérpretes Educacionais (n=5). Foi evidenciada a existência de trabalhos sobre os professores, agrupados na categoria Professores e Intérprete Educacionais (IE), sendo que dois deles abordavam a relação do professor com o IE, um trazia as representações docentes, um tinha o foco no IE e um discutia experiências na formação de professores em escola bilíngue para surdos. Assim, os trabalhos analisados abordaram cinco diferentes temáticas e, dentre elas, foi verificada a presença de pesquisas sobre o professor, mas não foram encontrados trabalhos voltados à capacitação dos professores de Ciências sobre educação de surdos ao longo de suas formações inicial e continuada. Tendo em vista os diversos trabalhos que apontavam o despreparo e a limitação docente para a educação dos surdos, esta é uma lacuna das produções científicas na área em estudo.
Palavras-chave Formação inicial dos professores de Ciências, Educação de Surdos, Pesquisa Bibliográfica
Forma de apresentação..... Vídeo
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