Resumo |
O presente trabalho traz um recorte da pesquisa “Educação em Ciências voltada à estudantes surdos: uma análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV”, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFV e aprovada pelo Conselho de Ética em Pesquisa em outubro de 2020. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um meio de comunicação legal, conforme disposto na Lei nº 10.436/02. Atualmente, a disciplina de Libras faz parte da formação dos professores em virtude do Decreto nº 5.626/05. Entretanto, é necessário articular uma discussão mais ampla sobre a inclusão dos surdos e a formação dos professores de Ciências, não se limitando apenas a essa disciplina. Isso porque os professores são profissionais fundamentais para favorecer a construção do conhecimento científico pelos estudantes surdos. Portanto, seus conhecimentos sobre os aspectos culturais dos surdos devem perpassar pelo contato com a Libras. Diante disso e da vasta produção acadêmica atual, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para verificar a presença de pesquisas voltadas à formação de professores das Ciências da Natureza, as tendências de temáticas trabalhadas e as eventuais lacunas. O corpus de análise foi proveniente das plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos CAPES. As buscas foram realizadas usando a combinação dos descritores “Educação de Surdos”, “Educação em Ciências”, “Ensino de Ciências”, “Licenciatura em Ciências”, “Licenciatura em Biologia”, “Licenciatura em Física”, “Licenciatura em Química”, “Formação de Professores”, “Formação Docente” e retornaram um total de 323 trabalhos, sendo 54 trabalhos alinhados aos descritores e 269 não alinhados. Dos 54 trabalhos, filtrou-se as repetições, resultando ao final em 24 trabalhos. Estes foram submetidos à análise de conteúdo, em que foi identificado o foco de estudo de cada e criadas cinco categorias emergentes para agrupá-los, sendo: Estratégias Metodológicas (n=8); Questões Terminológicas (n=4); Aprendizagem dos Estudantes Surdos (n=4); Trabalhos Bibliográficos (n=3); e Professores e Intérpretes Educacionais (n=5). Foi evidenciada a existência de trabalhos sobre os professores, agrupados na categoria Professores e Intérprete Educacionais (IE), sendo que dois deles abordavam a relação do professor com o IE, um trazia as representações docentes, um tinha o foco no IE e um discutia experiências na formação de professores em escola bilíngue para surdos. Assim, os trabalhos analisados abordaram cinco diferentes temáticas e, dentre elas, foi verificada a presença de pesquisas sobre o professor, mas não foram encontrados trabalhos voltados à capacitação dos professores de Ciências sobre educação de surdos ao longo de suas formações inicial e continuada. Tendo em vista os diversos trabalhos que apontavam o despreparo e a limitação docente para a educação dos surdos, esta é uma lacuna das produções científicas na área em estudo. |