"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14996

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Henrique de Souza Santana
Orientador FABRICIO AGUIAR SILVA
Outros membros Augusto Cesar Souza Araujo Domingues
Título Mobilidade urbana: caracterização e soluções com base em grandes volumes de dados esparsos
Resumo O estudo de características sociais em conjuntos de dados de mobilidade humana é um tópico recorrente em redes móveis, aumentando o conhecimento sobre o comportamento dos usuários, levando a melhores estratégias de roteamento de dados. O estado da arte de algoritmos de roteamento oportunísticos baseados em características sociais aplica métricas sociais simples, como propriedades dos usuários e comunidades, que não são capazes de capturar laços sociais individuais fortes e duradouros. Este trabalho se propõe a preencher essa lacuna apresentando o SocialRoute, um algoritmo de roteamento oportunístico que faz uso das relações sociais para transmitir mensagens de forma eficiente entre usuários. O objetivo é obter uma taxa de entrega de dados similar a de outros algoritmos do estado da arte, porém com menor overhead. Para validar nossa proposta, avaliamos dois traces de contato reais em termos de métricas sociais usadas na literatura, e mostramos como elas falham em capturar laços sociais robustos. Depois, propomos um algoritmo e o aplicamos nesses dois traces através de um simulador. Usando esse mesmo simulador, executamos seis outros protocolos já conhecidos da literatura para estabelecer um estudo comparativo da eficiência. O SocialRoute consiste, primeiramente, em determinar para todos os pares de usuários da rede se há uma conexão social entre eles, montando um grafo a partir dessas arestas sociais. A distância entre cada usuário é calculada e esse valor é usado na segunda fase do algoritmo: um usuário transmite uma mensagem para outro, se o valor de distância do usuário encontrado até o destinatário da mensagem for menor que a do atual portador da mensagem. Incluímos também pontos de transmissão estáticos em locais estratégicos na estrutura da rede para auxiliar na disseminação. Os pontos estáticos podem ser configurados com duas funções de probabilidade de transmissão diferentes, com uma delas favorecendo uma entrega mais rápida a custo de overhead maior, e outra favorecendo menor overhead a custo de tempo de entrega mais demorado. Para medir resultados, consideramos quatro métricas: taxa de entrega, número de transmissões por mensagem (overhead), aumento na taxa de entrega por cópia transmitida e tempo de entrega. Em ambos os traces observamos que as duas estratégias do SocialRoute possuem características semelhantes. As taxas de entrega atingem valores próximos aos de outros algoritmos sociais, ou, em outros cenários, até mesmo os supera, ao mesmo tempo que mantém um overhead mais de 5 vezes mais baixo que de outras propostas. O tempo de entrega se mantém semelhante aos demais, apenas com uma perda maior no trace de maior escala. De forma geral, SocialRoute apresenta uma solução para roteamento oportunístico de baixo custo interessante, alcançando altas taxas de entrega enquanto mantém overheads baixos. Os resultados completos do trabalho foram publicados como artigo completo no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) de 2021.
Palavras-chave redes móveis, caracterização social, roteamento oportunístico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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